Notícias ABRAS
27/11/2012 12:30 - Índice de Volume: categoria de 1 a 4 check-outs teve melhor performance com crescimento de 1,9%
Índice de Volume registra baixa de -0,2% nos últimos 10 meses
Categoria de 1 a 4 check-outs foi a que teve melhor performance com crescimento de 1,9%
De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou ligeira oscilação negativa no período de janeiro a outubro de 2012, de -0,2% em comparação ao mesmo período de 2011, quando a variação ficou em 2% (sobre mesmo período de 2010).
Com exceção da cesta de bebidas não alcoólicas, que teve crescimento de 1,5%, limpeza caseira com 0,1% e bebidas alcoólicas que não apresentou variação (0,0%), todas as outras cestas apresentaram pequena redução no volume de vendas em relação a 2011 - mercearia doce, com -0,1%; perecíveis, com -0,4%; mercearia salgada, com -0,6%; higiene e beleza, com -1,4% e a cesta "outros" que contém principalmente produtos de bazar, com -2,9%.
A categoria de 1 a 4 check-outs foi a que teve melhor performance com crescimento de 1,9%, seguida pela de 10 a 19 check-outs com 1,1%. A categoria de lojas com 5 a 9 check-outs apresentou a maior retração no volume de vendas, de -3,1% em relação a 2011, seguida pela de 20 ou mais check-outs com -1,3%.
Bolo industrializado foi a categoria que apresentou maior crescimento em 2012, com 23,1%. Em seguida, as maiores altas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: suco de frutas pronto para consumo (15,2%); água mineral (11,8%); whisky (7,8%); vinho (6,0%); leite com sabor (5,4%); amaciante de roupa (5,1%); iogurte (4,0%); chocolate (3,9%); salgadinho para aperitivos (3,6%). Os produtos com as maiores quedas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: sabão em barra (-10,2%); inseticida (-9,6%); açúcar (-9,1%); carnes congeladas (-4,5%); papel higiênico (-4,2%); leite condensado (-4,1%); arroz (-3,6%); fralda descartável e creme dental (-3,5%) e margarina (-3,0%).
Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da Abras/Portal Abras
Veja também:
Vendas dos supermercados crescem 5,18% de janeiro a outubro

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo