Notícias ABRAS
22/11/2012 15:16 - Produtos de tecnologia básica atraem consumidor emergente e geram oportunidades para as marcas, alerta GfK
Estudo traz comparativos globais e revela o que influencia a decisão de compra
Os brasileiros seguem otimistas e dispostos a gastar. Aqueles que ascenderam à nova classe média compraram e querem mais. Valorizam praticidade e, por sua vez, entendem que tecnologia é o que traz esse conforto. Mas, como priorizam o melhor preço, não investem em inovações tecnológicas: procuram produtos de tecnologia básica e que sejam de marcas nas quais confiam. Um nicho que já despertou a atenção de muitas marcas, que investem em produtos de tecnologia de base. Esse panorama consta de um estudo realizado no país pela GfK - quarta maior empresa de pesquisa de mercado do mundo - entre janeiro e agosto de 2012. Os resultados da auditoria em 84 categorias de produtos foram divulgados nesta semana.
"Um bom exemplo é o que leva o consumidor emergente a comprar um celular. O primeiro ponto que pesa na sua decisão de compra é o design moderno, logo seguido de recomendação. Ao mesmo tempo em que este consumidor decide pela estética atual, ele também busca a segurança da qualidade do produto que vai adquirir. E quando falamos de atributos mais importantes para essa nova classe média, a facilidade de uso é uma liderança neste segmento e em várias outras categorias. Portanto, tecnologia de base não necessariamente significa obsolescência ou saturação, pode significar, sim, oportunidade, tanto para as marcas quanto para os consumidores que nunca tiveram acesso a certos produtos e agora podem comprá-los", explica Gisela Pougy, Diretora de Negócios da GfK, que apresentou dados sobre a performance de produtos básicos no Brasil e no mundo.
Os refrigeradores de uma porta, por exemplo, representam 28% das vendas da categoria no Brasil contra 19% da média global. Já telefones com fio têm participação de 43% nas vendas aqui, contra 23% no resto do mundo. No segmento de vídeo, os aparelhos de DVD Player significam 87% do mercado brasileiro, sobrando pouco mais de 10% de espaço para o Blu-ray, enquanto em outros países o índice de participação nas vendas desse produto é de 76%. Celulares de dois ou mais chips - de diferentes operadoras para otimizar as ligações - saltaram de 13% para 39% na preferência do consumidor brasileiro entre 2011 e 2012, contra alta de 14% para 25% na média global.
"Observamos de uma forma geral que os modelos que estão na faixa mais barata estão com forte saída em função da oferta de marcas locais. Elas sabem trabalhar o produto a preço acessível e estão entrando no mercado premium oferecendo produtos ate 60% mais em conta que as marcas globais. Isso acaba provocando significativa erosão nos preços praticados por essas marcas estrangeiras", completa Gisela.
Para conhecer em detalhes o cenário da venda de eletroeletrônicos no país - dados por categorias de produtos, regiões e canais de vendas que se destacaram, além de mudanças nas preferências do consumidor - clique aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação da GfK/Portal Abras

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo