Notícias ABRAS
26/10/2012 11:17 - Grupo Abras conhece estrutura do varejo francês
*Por Marlucy Lukianocenko
De Paris, França
De Paris, França
![]()  | 
|
| Da esq. p/ dir. presidente da Coop, Antônio José Monte; David de Almeida e Geraldine André Jac da Ubifrance; presidente do conselho da Abras e da GS1 Brasil, João Carlos Oliveira; superintendente da Abras, Tiaraju Pires, e os membros da diretoria da GS1 Brasil Paulo Pennacchi e Antonio Carlos Leão | 
Na sede do órgão, o grupo assistiu uma apresentação da Adida Comercial da Ubifrance Brasil, Géraldine André Jac. Ela explicou que a Ubifrance promove a maior parte das áreas de negócios da França em 80 escritórios espalhados pelo mundo. No Brasil está presente em São Paulo e Rio de Janeiro.
Em seguida, o chefe de Projetos Setoriais da Ubifrance, David de Almeida, abordou diversos temas, começando pela história do autosserviço no País, que teve início com o primeiro supermercado Goulet Turpin, em 1958, e destacou os dias atuais do segmento e comportamento do consumidor francês, diante da crise mundial, que gasta atualmente 40% de sua renda com moradia e transporte e 13,6% com alimentação no lar.
O varejo atual
![]()  | 
|
| Biocoop:produtos orgânicos com 328 unidades | |
![]()  | 
|
| 
 Picard: produtos congelados em 878 lojas pela França  | 
No entanto, alguns dos destaques do País estão sendo as lojas especializadas como a rede Grand Frais (só vende produtos frescos e estrangeiros, com 125 unidades), a Picard (de produtos congelados, com 878 lojas espalhadas pela França) e a Biocoop (produtos orgânicos, com 328 unidades). Juntas, em 2011, elas faturaram mais de 2,5 bilhões de euros.
Outro movimento destacado pelo executivo foi a participação do hard discount, que teve seu pico em 2006 e depois reduziu sua participação e registrou certa estagnação na frequência de compras, mesmo assim seu faturamento no ano passado foi de 13,8 bilhões de euros. As principais cadeias são estrangeiras, como as alemãs Lidl, Aldi e Norma, e a espanhola Dia.
O que vem ganhando destaque no País é o supermercado Drive. Auchan, E Leclerc e Carrefour somam quase 400 unidades com serviços diferenciados, no qual o consumidor faz sua compra pela internet e agenda a retirada dos produtos, ganhando agilidade e praticidade. "A estratégia tem ganhado adeptos. Entre 2010 e 2011, a quantidade de lares franceses que aderiram ao Drive passou de 3,8% para 6,9%, com valor médio de desembolso anual de 521 euros", informou Almeida.
De acordo com as estatísticas, a perspectiva é de que em 2015 haverá 2,3 mil lojas oferecendo os serviços e com adesão de 35% dos lares comprando também no Drive, com média de 13 vezes ao ano, contra oito vezes registradas atualmente.
Na prática
Após a apresentação, o grupo - composto por Tiaraju Pires, superintendente da Abras; João Carlos Oliveira, presidente do Conselho da Abras e da GS1 Brasil, e pelos membros da diretoria da GS1 Brasil Paulo Pennacchi e Antonio Carlos Leão; além de Antonio José Monte, presidente da Coop; - seguiu para visitas a lojas de supermercados e especializadas em Paris, acompanhados dos executivos da Ubifrance, para conferir na prática como funcionam alguns dos serviços apresentados.
Foram visitadas: uma loja Picard, que trabalha somente com congelados, seguindo a tendência da praticidade; o supermercado Le Bon Marché, loja premium cujas instalações estão completando 160 anos, e comercializa itens estrangeiros, perecíveis e diversos produtos diferenciados; a loja Fauchon, muito frequentada pelos turistas, traz guloseimas, bebidas, cafés, chás em embalagens sofisticadas; a Biocoop, que comercializa 4 mil itens orgânicos e todos certificados em 300 metros quadrados, e por fim uma das lojas Casino, supermercado de 2 mil metros quadrados e que tem como diferencial o self scan e caixa expresso. Serviços já conhecidos no Brasil, no qual o cliente escaneia os produtos que coloca no carrinho, imprime os valores e paga sua compra.
Veja reportagem completa na próxima edição de SuperHiper.
* Marlucy Lukianocenko é editora da SuperHiper, publicação da Abras
    
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País




