Notícias ABRAS
26/10/2012 11:17 - Grupo Abras conhece estrutura do varejo francês
*Por Marlucy Lukianocenko
De Paris, França
De Paris, França
![]() |
|
Da esq. p/ dir. presidente da Coop, Antônio José Monte; David de Almeida e Geraldine André Jac da Ubifrance; presidente do conselho da Abras e da GS1 Brasil, João Carlos Oliveira; superintendente da Abras, Tiaraju Pires, e os membros da diretoria da GS1 Brasil Paulo Pennacchi e Antonio Carlos Leão |
Na sede do órgão, o grupo assistiu uma apresentação da Adida Comercial da Ubifrance Brasil, Géraldine André Jac. Ela explicou que a Ubifrance promove a maior parte das áreas de negócios da França em 80 escritórios espalhados pelo mundo. No Brasil está presente em São Paulo e Rio de Janeiro.
Em seguida, o chefe de Projetos Setoriais da Ubifrance, David de Almeida, abordou diversos temas, começando pela história do autosserviço no País, que teve início com o primeiro supermercado Goulet Turpin, em 1958, e destacou os dias atuais do segmento e comportamento do consumidor francês, diante da crise mundial, que gasta atualmente 40% de sua renda com moradia e transporte e 13,6% com alimentação no lar.
O varejo atual
![]() |
|
Biocoop:produtos orgânicos com 328 unidades | |
![]() |
|
Picard: produtos congelados em 878 lojas pela França |
No entanto, alguns dos destaques do País estão sendo as lojas especializadas como a rede Grand Frais (só vende produtos frescos e estrangeiros, com 125 unidades), a Picard (de produtos congelados, com 878 lojas espalhadas pela França) e a Biocoop (produtos orgânicos, com 328 unidades). Juntas, em 2011, elas faturaram mais de 2,5 bilhões de euros.
Outro movimento destacado pelo executivo foi a participação do hard discount, que teve seu pico em 2006 e depois reduziu sua participação e registrou certa estagnação na frequência de compras, mesmo assim seu faturamento no ano passado foi de 13,8 bilhões de euros. As principais cadeias são estrangeiras, como as alemãs Lidl, Aldi e Norma, e a espanhola Dia.
O que vem ganhando destaque no País é o supermercado Drive. Auchan, E Leclerc e Carrefour somam quase 400 unidades com serviços diferenciados, no qual o consumidor faz sua compra pela internet e agenda a retirada dos produtos, ganhando agilidade e praticidade. "A estratégia tem ganhado adeptos. Entre 2010 e 2011, a quantidade de lares franceses que aderiram ao Drive passou de 3,8% para 6,9%, com valor médio de desembolso anual de 521 euros", informou Almeida.
De acordo com as estatísticas, a perspectiva é de que em 2015 haverá 2,3 mil lojas oferecendo os serviços e com adesão de 35% dos lares comprando também no Drive, com média de 13 vezes ao ano, contra oito vezes registradas atualmente.
Na prática
Após a apresentação, o grupo - composto por Tiaraju Pires, superintendente da Abras; João Carlos Oliveira, presidente do Conselho da Abras e da GS1 Brasil, e pelos membros da diretoria da GS1 Brasil Paulo Pennacchi e Antonio Carlos Leão; além de Antonio José Monte, presidente da Coop; - seguiu para visitas a lojas de supermercados e especializadas em Paris, acompanhados dos executivos da Ubifrance, para conferir na prática como funcionam alguns dos serviços apresentados.
Foram visitadas: uma loja Picard, que trabalha somente com congelados, seguindo a tendência da praticidade; o supermercado Le Bon Marché, loja premium cujas instalações estão completando 160 anos, e comercializa itens estrangeiros, perecíveis e diversos produtos diferenciados; a loja Fauchon, muito frequentada pelos turistas, traz guloseimas, bebidas, cafés, chás em embalagens sofisticadas; a Biocoop, que comercializa 4 mil itens orgânicos e todos certificados em 300 metros quadrados, e por fim uma das lojas Casino, supermercado de 2 mil metros quadrados e que tem como diferencial o self scan e caixa expresso. Serviços já conhecidos no Brasil, no qual o cliente escaneia os produtos que coloca no carrinho, imprime os valores e paga sua compra.
Veja reportagem completa na próxima edição de SuperHiper.
* Marlucy Lukianocenko é editora da SuperHiper, publicação da Abras

Veja mais >>>
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar