Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

19/09/2012 14:22 - Jeffrey Pfeffer:“É preciso entender a relação entre pessoas e lucratividade”

Primeira palestra da 46ª Convenção Abras apresenta cases de sucesso nos negócios e os benefícios da prática de gestão


O professor de Comportamento Organizacional da Stanford Graduate School of Business, Jeffrey Pfeffer, abriu hoje o ciclo de palestras da 46ª Convenção Abras com o tema "A importância das pessoas no varejo - Gestão do Capital Humano".


Palestra_jeffrey
Jeffrey Pfeffer

Pela 7ª vez no Brasil, Pfeffer é considerado um dos maiores nomes em gestão de pessoas do mundo. Durante a palestra, o consultor internacional destacou os benefícios da utilização de práticas de gestão para impulsionar o crescimento e a rentabilidade nos negócios.



O palestrante apresentou cases de sucesso de importantes empresas entre elas a companhia aérea americana Southwest Airline, que soube aproveitar momentos de crise para investir em pessoal, e hoje é a empresa mais lucrativa dos EUA. Outro exemplo dado foi o da Whole Foods Market que registrou U$ 10 bilhões em vendas em 2011 e que atribui o sucesso a energia e inteligência coletiva de seus colaboradores, e a SAS Institute, que ampliou sua equipe em mais de 800 profissionais de atendimento ao cliente, e é atualmente a maior empresa de software privado do mundo, entre outras empresas.


Fez também comparações com a companhia americana Circuit City, que atuava no varejo, e no final de 2007 demitiu mais de três mil funcionários bons em vendas para contratar colaboradores por menor custo, o que auxiliou na falência da empresa em 2008.


Para Pfeffer para conquistar mudança de cultura e alcançar o sucesso é necessário colocar as pessoas em primeiro lugar. "Um número pequeno de empresas enxergam as pessoas como ativos da companhia quando comparamos com as organizações que as veem como um alto custo. Se a empresa quer que os funcionários sejam leais e comprometidos, a empresa deve ser leal e comprometida com o funcionário", destacou.


Segundo o palestrante, é possível aumentar as margens, expandir os lucros e criar um enorme valor econômico nos setores mais competitivos (empresas aéreas, varejo) mesmo em situações difíceis. "O fator chave é entender o relacionamento vital entre pessoas e lucros, e agir com base nesse insight", afirma.


Fonte: Portal Abras

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>