Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

19/09/2012 11:00 - Amy Africa mostra como influenciar a compra ao entender o cérebro

Emy00
Amy Africa

Por Margareth Meza

 

Amy Africa, que há mais de 15 anos estuda neuromarketing - campo que trata da essência do comportamento do consumidor - mostrou como é possível manipular decisões de compra a partir do entendimento dos mecanismos e reações do cérebro durante palestra no segundo dia da 46ª Convenção Abras.


Amy explicou como este órgão humano é estruturado e citou três tipos diferentes de cérebro: reptiliano, neocortex e intermediário. Ela destacou o reptiliano, por ser ele o responsável pela tomada de decisões. "Os botões que acionam as pessoas a comprarem estão no cérebro reptiliano, e é possível fazer qualquer um comprar qualquer coisa ao descobrir seu funcionamento", declara.


No entanto, o reptiliano tem a função de decidir o que é ou não seguro e faz com que as pessoas se preocupem demais consigo mesmas por isso. Como consequencia, o varejista pode projetar o que é seguro para ele, suas preferências e deixar de lado as necessidades dos clientes.


Ao mesmo tempo, o cliente também quer segurança, o que o faz procurar elementos de identificação com as lojas para não correr riscos nelas. Ele faz isso na publicidade, que deve ser aspiracional ao que ele deseja ser, segundo Amy. A palestrante enfatizou que o cérebro sempre busca padrões para que se sinta seguro nos ambientes que frequenta. "Em nossas lojas, procuramos por algo que se pareça conosco por causa da segurança, então vamos atrás até mesmo de pessoas semelhantes."


Pela necessidade destes padrões, o cliente toma atitudes repetitivas e é previsível, de acordo com a palestrante. "Mas, há formas de lidar com estas características e impulsionar vendas ao se atentar a elas e a outras reações cerebrais", disse. Amy contou, por exemplo, que o cliente gosta de antecipação e prefere ganhar 20 brindes de imediato em vez de esperar duas semanas para receber 50. Trata-se da tendência momentânea.


"Gosta também de ter controle sobre causa e efeito, por isso é interessante ter filas diferentes. O cliente terá sensação de controle ao ter escolhido a opção com atendimento mais rápido. Em websites e mesmo nas lojas, gosta do que vê e vende mais, então a posição das gôndolas é importante. Ao varejista, cabe priorizar os produtos que quer que seja visto primeiro."


Amy destacou outros pontos para que o varejista seja assertivo nas estratégias. Entre eles, o paradoxo da amplificação, uma predisposição em amplificar a realidade. "O cérebro torna as coisas mais assustadoras do que são, por isso é necessário descobrir os receios dos clientes."


A palestrante contou ainda, que as pessoas têm uma espécie de "cegueira não intencional" que impacta as percepções. "Será que a orientação para as ações é clara na loja? Há sinalização por toda parte? Em sites, o cliente sabe como ir para a próxima tela e retornar?", indagou aos expectadores . Ao final da palestra, enfatizou que o cérebro está ao lado das pessoas e é capaz de fazer o que o supermercadista quiser com os clientes.




Fonte: Portal Abras

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/12/2025 08:50 - Abrasmercado: queda de preços perde intensidade em novembro, apesar de novo recuo da cesta (0,05%)
18/12/2025 11:23 - Consumo das famílias mantém ritmo e cresce 4,97% na comparação anual, aponta ABRAS
10/12/2025 11:41 - ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York
27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS
17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país

Veja mais >>>