Notícias ABRAS
12/09/2012 09:39 - Supermercados tiveram perdas menores em 2011
As perdas no varejo supermercadista brasileiro no ano passado somaram, em média, 1,96% da receita operacional das empresas no período, o que representa uma queda de 0,3 ponto percentual em relação a 2010. Essa foi a conclusão da 12ª edição de pesquisa do Provar/FIA, feita em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Nielsen e o Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (Ibevar).
O estudo, elaborado com base em dados de um total de 262 supermercados, mostrou que as principais causas de perdas no segmento são quebra operacional (33%), furtos externos (19%), erros administrativos (16%) e furtos internos (15%). Fornecedores e outros ajustes contabilizaram 10% cada um.
Segundo a pesquisa, os produtos com validade vencida ainda são a principal causa da quebra operacional nas redes de supermercados, com 35%, e apresentaram um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior (29%). Outras causas deste quesito avaliado foram produtos danificados por colaboradores (20%), produtos danificados por clientes (17%), causas adversas (16%) e embalagens vazias com conteúdo furtado (14%).Para Claudio Felisoni, presidente do Conselho do Provar/FIA, a queda na média de perdas é causada pelo aumento de investimentos em prevenção. "Esse resultado promissor é fruto de iniciativas como a maior oferta de treinamento para colaboradores, caso de 28% dos supermercadistas que participaram da pesquisa", afirmou o executivo. "Mas também deixa claro um potencial de melhora presente na logística das empresas para evitar a quebra operacional", acrescentou.
Veículo: Diário do Comércio - SP

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo