Notícias ABRAS
04/06/2012 11:43 - Renda maior estimula as vendas do segmento
Negócios cresceram 0,19% em abril.
O aumento da renda continua a impulsionar o consumo interno de alimentos, na opinião do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda. De acordo com ele, o crescimento da massa salarial "tem ajudado bastante" a manter as vendas no varejo alimentar em um patamar satisfatório.
As vendas reais do setor supermercadista cresceram 0,19% em abril ante igual mês do ano passado, mostrou o Índice Nacional de Vendas divulgado ontem. Na comparação com março, entretanto, o indicador da Abras caiu 2%.
Nos primeiros quatro meses do ano, as vendas dos supermercados acumulam alta de 6,08% ante o primeiro quadrimestre de 2011. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA (inflação oficial), medido pelo IBGE. A taxa acumulada está acima do teto das previsões da Abras de crescimento entre 3,5% e 4% ao final do ano.
Sussumu Honda informa que o impacto das vendas da Páscoa acabou sendo diluído entre os meses de março e abril. "Mas o resultado do setor continua bastante positivo, reflexo do aumento de poder de compra do brasileiro."
Ele afirma que está difícil fazer uma previsão no curto prazo em função do cenário macroeconômico mundial. As incertezas sobre a economia doméstica e as condições em regiões como Europa e Ásia impedem uma estimativa. "Ainda não temos como saber qual será o impacto nos preços das commodities alimentares, o que dificulta uma estimativa do desempenho em termos de faturamento."
Desde dezembro, o índice AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK a pedido da Abras, não registrava aumento. Entretanto, o indicador reverteu e subiu 0,44% em abril sobre março. Em março, houve queda de 0,27%, em fevereiro -0,25% e em janeiro -0,55%. Na comparação com abril de 2011, o indicador avançou 5,37%, passando R$ 300,52 para R$ 316,66.
O presidente da Abras espera que a queda dos juros e as medidas anunciadas pelo governo para estimular o consumo interno reflitam em vendas maiores no segundo semestre. Segundo ele, a primeira quinzena foi bastante positiva, mas na segunda metade do mês houve desaceleração. "Temos informações, informais ainda, de que o mês começou bem, mas a segunda quinzena já não foi tão bem. (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG
    
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

