Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

02/04/2012 11:57 - Supermercadistas estão otimistas

Negócios do setor em Minas em fevereiro aumentaram 1,17% em relação a janeiro, mostrando franca expansão.


As vendas dos supermercados em Minas Gerais no mês de fevereiro aumentaram 1,17% em relação a janeiro, mostrando um cenário muito diferente daquele do ano passado, quando o setor registrou recuo de 3,31% nos negócios do primeiro para o segundo mês do ano. Comparando fevereiro de 2011 com o mesmo mês de 2012, o crescimento foi de 11,32%, de acordo com dados divulgados na sexta-feira pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Com esse resultado - particularmente positivo por ser fevereiro um mês mais curto que janeiro - o otimismo voltou a rondar os supermercadistas. O superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, adiantou que se as vendas continuarem aquecidas no mês de março será preciso fazer uma revisão do crescimento anual do setor, previsto a princípio para chegar a 4% no final de 2012.

"Nós ficamos surpresos pelo segundo mês consecutivo, achamos que é a promessa de um ano bom. Sem contar que o resultado em Minas foi melhor do que o nacional", ressalta Rodrigues.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) indicam que em fevereiro de 2012 as vendas cresceram 11,58% no país em relação a fevereiro de 2011, pouco acima de Minas (11,32%), mas na comparação com janeiro deste ano houve uma queda real de -0,18% no Brasil, enquanto no Estado foi registrado crescimento.

Da mesma forma, no acumulado do primeiro bimestre as vendas do setor supermercadista no Brasil alcançaram alta de 7,57% na comparação com igual período de 2011, enquanto em Minas o crescimento nos dois primeiros meses do ano foi de 8,81%.

Se as vendas continuarem aquecidas no mês de março, a Amis deverá fazer uma revisão do crescimento de 4% do setor para este ano

Termômetro - Rodrigues ressalta que os supermercados são um termômetro da economia. "O consumidor está mais confiante, por isso gasta mais com suas necessidades básicas, esse comportamento sinaliza melhoria do emprego e da situação do país", garante.

De fato, o desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 4,7%, contra 5,7% no Brasil. Em relação a fevereiro de 2011 houve queda de 24,4% no total de pessoas desocupadas, o que significa 41 mil desempregados a menos em fevereiro de 2012 na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A expectativa é de manter as vendas aquecidas, em especial porque o período mais fraco para o comércio, o Carnaval, quando as cidades mineiras de maneira geral ficam mais vazias, teve um bom resultado.


Desempenho - O melhor desempenho do Estado veio do Sul de Minas, onde o crescimento das vendas foi de 2,68%, seguido pela Zona da Mata, com aumento de 2,23%. Apenas a região do Vale do Rio Doce teve retração no Estado, - 0,17%. Na região Central, as vendas foram 0,25% maiores, na Centro-Oeste 1,01%, no Norte, 1,26% e no Triângulo Mineiro, 0,19%.

A projeção da Amis é de que até o final de 2012 passem a funcionar em Minas 6.840 supermercados, 45 unidades a mais do que as existentes em dezembro passado. O setor, que até 2011 dava emprego para 140 mil pessoas, chegará o final deste ano com 148 mil postos de trabalho no Estado. Os investimentos chegarão a R$ 250 milhões.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>