Notícias ABRAS
30/03/2012 12:17 - Supermercados esperam faturar 4% mais
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) está feliz com os resultados do setor no ano passado e também com as perspectivas para 2012. A entidade mantem a expectativa de crescimento real de faturamento anual na casa de 4% e segundo seu superintendente, Tiaraju Pires, acena com a possibilidade de rever a projeção para cima, ao final de abril, quando terá dimensão mais realista do primeiro trimestre, sem os efeitos das vendas sazonais do período de Páscoa.

De acordo com o balanço divulgado ontem pela Abras, o faturamento bruto do autosserviço cresceu 11,3% de 2010 para 2011, saltando de um total de R$ 201,6 bilhões para R$ 224,3 bilhões em valores nominais. Na mesma base de comparação, o setor ganhou 882 novas lojas, contabilizando, ao final do ano passado, 82.010 unidades e 967.720 funcionários diretos.
Ranking – O balanço de 2011 também dá forma ao 35º Ranking Abras, liderado pela Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar), com faturamento bruto de R$ 52,6 bilhões, equivalentes à variação de 45,8% ante 2010.
A classificação divulgada ontem, com as 20 maiores receitas do varejo brasileiro de autosserviço, mostra que não houve alteração na posição dos primeiros seis colocados (Confira quadro abaixo). Aumentou, no entanto, a diferença de faturamento entre os dois primeiros.

Pires explica que o Grupo Pão de Açúcar foi favorecido pela incorporação das receitas do Ponto Frio e Casas Bahia. Já o Carrefour, o segundo do ranking, deixou de contabilizar as vendas da bandeira Dia Mais, separada, para efeito de gestão. A rede francesa faturou R$ 28,7 bilhões em 2011, com recuo de 0,8% ante 2010. O resultado se tornaria positivo (com 8,9% de crescimento), caso fosse retirada da base de comparação (2010) a receita da rede Dia Mais, que não forneceu dados para a 35ª versão do ranking.
Cenários – O cenário de 2012 se mantem positivo, segundo análise do superintendente da Abras. A variação negativa das vendas de fevereiro ante janeiro, com recuo de 0,18% em valores reais (deflacionado pelo IPCA, do IBGE), está dentro do comportamento esperado para essa época do ano. "Fevereiro, apesar do ano bissexto, tem dois dias a menos", justifica Pires. Para os supermercados, detalha, dois dias a menos de venda podem gerar diferenças de faturamento de até sete pontos percentuais, conforme o período da semana.
Na comparação com igual mês do ano passado, no entanto, o Índice Nacional de Vendas da Abras registrou, em fevereiro, crescimento real de 11,58%. No acumulado do ano (janeiro e fevereiro), o setor contabilizou variação positiva real de 7,57%, ante igual período de 2011 (e 14,07% na variação nominal). Pires atribui o bom desempenho ao crescimento da massa salarial e ao efeito do reajuste do salário mínimo 14,12%.
É comum, segundo Pires, que imediatamente após esse tipo de reajuste, haja crescimento do consumo no autosserviço. Isoladamente, o fato não garante continuidade das vendas aquecidas – "As pessoas também têm que pagar dívidas e há o incentivo da isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que estimula a venda de outros produtos", justifica o executivo da Abras. Ainda assim, a entidade analisa como positivos os cenários econômicos local e internacional, "sem indícios de mudanças".
Veículo: Diário do Comércio - SP

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo