Notícias ABRAS
28/03/2012 13:00 - “Páscoa” deste ano está mais cara, mas supermercados esperam vendas 20% maiores
Além dos ovos, cerveja, vinhos e azeites subiram até 7,7%
A Páscoa deste ano chega mais salgada à mesa do brasileiro. Além dos ovos de chocolate que tiveram um aumento de 5,9% em comparação ao preço do ano passado, os demais itens, comuns a comemoração, também ficaram até 7,7% mais caros — caso da cerveja.  O reajuste foi apontado pela pesquisa do Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supemercados (Abras) de comparação de preços com a Páscoa de 2011.
A segunda maior alta foi verificada no preço dos refrigerantes (5,9%), ovos de Páscoa em geral (5,9%), chocolates em geral (4,0%), colomba pascal (3,4%), peixes em geral (3,2%) e vinhos nacionais (2,6%).
Até mesmo os itens importados apresentaram aumento. O bacalhau foi o item que teve maior alta de preço (1,5%), em relação a 2011, seguido pelos azeites (0,8%). Importados em geral e vinhos importados apresentaram alta nos preços de 0,9% e 0,8%, respectivamente.
Vendas — Apesar dos aumentos, o setor supermercadista paranaense, representado pelas grandes redes do Estado, estima um crescimento de 20% nas vendas da Páscoa deste ano, se comparadas as de igual período do ano passado, de acordo com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras). O volume é superior a previsão nacional do setor estimada em 11,1%, conforme pesquisa divulgada pela Abras.
De acordo com informações passadas pelo Supermercado Condor, por exemplo, as vendas vão ter um aumento de 20%, comparado com o mesmo período do ano passado. Para alcançar a meta, o departamento comercial conta com um mix de 300 itens e garante os melhores preços, assim como a facilidade de pagamento — parcelamento em até 10x sem juros.
Na rede Wallmart, Big e Mercadorama, para esse ano, a expectativa das lojas é que as vendas sejam 20% maiores que as do ano passado. Além de chocolate, pescados, azeites e vinhos são outros produtos que estão tendo seus estoques reforçados para a Páscoa. Nas unidades Sam’s Club de Curitiba também os sócios-clientes têm a opção de adquirir chocolates importados com ampla variedade.
 A rede Super Muffato espera para a Páscoa 2012 um aumento de 15% nas vendas e, segundo o gerente do departamento de mercearia da rede, Sandro Batista, para atingir a meta as lojas estão trabalhando com novas marcas e lançamentos.
Nacional — O levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras mostra que 85% dos supermercadistas acreditam que as vendas da Páscoa 2012 serão superiores às de 2011 e apenas 15% apostam em vendas no mesmo patamar do ano anterior.
A Pesquisa de Páscoa, realizada anualmente pela entidade nacional do setor, aponta que os supermercados esperam crescimento de 11,1% nas vendas de produtos de Páscoa este ano, em comparação com 2011. A época é considerada o segundo melhor período em vendas para o setor, em todo o ano.
“A pesquisa apontou que o setor não acredita em queda de vendas nesta Páscoa em relação ao ano anterior. Isso mostra o nosso otimismo, como supermercadistas, que apostamos em uma mesa farta para o consumidor brasileiro neste período”, afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Veículo: Bem Paraná
    
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

