Notícias ABRAS
09/03/2012 09:57 - Abras: expansão das vendas
Consumidores devem encontrar preços mais altos.
São Paulo - As vendas de produtos típicos de Páscoa, como ovos de chocolate, bacalhau, bebidas, azeites, entre outros, devem crescer em termos nominais 11,1% em comparação com a mesma data do ano passado, divulgou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Segundo o levantamento, 85% dos empresários do setor supermercadista projetam vendas superiores às do ano passado, enquanto 15% estimam faturamento semelhante a 2011. A Páscoa é o segundo principal período de vendas dos supermercados, somente atrás do Natal.
De acordo com a pesquisa, todos os produtos pesquisados tiveram aumento, em termos de volume, nas encomendas com os fornecedores: bacalhau (11,3%), refrigerantes (10,4%), ovos de Páscoa (9,4%), azeites (8,8%), peixes em geral (8,0%), cervejas (6,0%), chocolates em geral (5,2%), vinhos nacionais (2,2%), vinhos importados (2,2%), importados em geral (1,8%) e colomba pascal (1,7%).
Os consumidores encontrarão nas prateleiras dos supermercados preços mais altos este ano em relação a 2011. Os maiores reajustes ficam por conta das cervejas (7,7%), seguidas pelos refrigerantes (5,9%), ovos de Páscoa (5,9%), chocolates (4,0%), colomba pascal (3,4%), peixes em geral (3,2%) e vinhos nacionais (2,6%).
Já a variação dos preços será menor entre os produtos importados, que de forma geral subiram 0,9% este ano sobre a Páscoa do ano passado. Por produtos, houve aumento de 1,5% no bacalhau e 0,8% tanto no azeite quanto nos vinhos importados.
Na avaliação da Abras, os dados da pesquisa demonstram um "otimismo" por parte dos supermercadistas, que não acreditam em queda nas vendas em relação à Páscoa do ano passado. (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo