Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

02/03/2012 07:54 - Marcas ícones continuam a liderar as vendas

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) premiou ontem as marcas que foram líderes de vendas em seus respectivos segmentos ao longo de 2011. Para chegar ao resultado, a consultoria Nielsen coletou informações nos principais supermercados do País, responsáveis por 70% do faturamento do setor, entre janeiro e novembro do ano passado. A premiação englobou 220 subcategorias de produtos, dispostas nas categorias alimentos, alimentos perecíveis, bebidas, higiene, limpeza, bazar e eletroeletrônicos. 
 
 
A categoria eletroeletrônicos, pela primeira vez no levantamento, que está na 13° edição, foi dividida em 22 subcategorias. A marca Electrolux se destacou em seis delas como a mais vendida (ar-condicionado, aspirador de pó, fogão, freezer, microondas e refrigerador). 
 
Fábio Gomes, da divisão de varejo da Nielsen, chama a atenção para o fato de 44% dos produtos que lideraram as vendas em 2011 estarem na escala mais elevada de preços. Segundo ele, "esse fenômeno é resultado do avanço da classe C". 
 
Segundo Gomes, entre a categoria de alimentos, produtos clássicos, caso do arroz e feijão, perderam espaço nos últimos anos. Enquanto suco pronto, cereal matinal e pão integral, entre outros, avançaram. "O pão integral, por exemplo, hoje responde por 43,5% do mercado de pães de forma", diz Gomes. 
 
Entre as marcas mais vendidas em 2011 há concentração de mercado em algumas categorias, em especial higiene, limpeza e bazar. Em higiene e beleza, por exemplo, destacam-se Johnson & Jonhnson, Procter & Gamble, Unilever e Kimberly-Clark. 
 
Da mesma forma, marcas ícones continuam a liderar as vendas em suas respectivas subcategorias, caso da Gillette, entre os aparelhos para barbear, ou Royal, no caso dos fermentos químicos. 
 
Durante a premiação, Sussumu Honda, presidente da Abras, disse que a perspectiva do setor supermercadista para 2012 é de crescimento real nas vendas entre 3,5% e 4%. Ele destacou o mercado interno brasileiro, que tem sustentado o avanço do setor. "Nos últimos cinco anos o crescimento real das vendas dos supermercados foi de 31%", disse Honda.


Veículo: Diário do Comércio - SP
 
Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta
24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional

Veja mais >>>