Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

01/02/2012 12:18 - Lojas de menor porte registram salto acima da média do setor

Bandeiras que enfocam os negócios nos consumidores de vizinhança e trabalham com lojas entre 200 m² e 400 m² são a nova aposta do setor supermercadista. É o que aponta o último levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

De acordo com os dados da pesquisa realizada pela consultoria Nielsen, o Índice Nacional de Volume fechou o ano de 2011 com crescimento de 1,8%, enquanto as redes com formato de 1 a 4 checkouts (caixas) apontam alta acima da média, de 2,5%, e ficam ainda atrás apenas dos hipermercados, com mais de 20 caixas, que crescem 2,7%.

De acordo com Sussumu Honda, presidente da Abras, os resultados são reflexo da tendência que começa a se estabelecer em grandes cidades, nas quais a verticalização desacelera a expansão em unidades de lojas e a mobilidade limita os consumidores aos bairros mais próximo. "Os pequenos formatos são alternativas para grandes redes, como Carrefour e Grupo Pão de Açúcar (GPA). Hoje o mercado está saturado, e abrir lojas grandes nem sempre é garantia de rendimento", aponta. "Por isso, elas invesrem em bandeiras como Dia e as pequenas da rede Extra."

Ainda segundo o executivo, outro fator que influencia o crescimento das menores lojas é a transformação dos hipermercados. Embora esse modelo continue forte, seu raio de ação diminuído nos últimos anos. "Antes o modelo atendia o público em até 10 km, mas agora o que se tem notado é que os consumidores fogem das grandes avenidas onde esses pontos estão localizados", analisa.


Consumo

A Abras espera um crescimento de 3,5% a 4% no faturamento do setor para este ano de 2012, enquanto 2011 registra alta de 3,71%. Enquanto isso, o volume de vendas deve aumentar em menor escala - o que se explica pelo aumento dos preços dos produtos, que sobem o faturamento e diminuem o consumo -, entre 2% e 3% ante 1,8% no ano passado.

Os resultados são menores com relação a 2010, quando o volume teve alta de 6,7%. "Mas com as medidas do governo, como o aumento do salário mínimo que deve ser sentido a partir do segundo semestre, os resultados avançam, mas temos percebido uma tendência de acomodação do consumo no setor", garante Honda.


Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>