Notícias ABRAS
15/12/2011 15:48 - “Campanha de Olho na Validade” chega a Santa Catarina em 2012

A Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e o Procon de Santa Catarina (Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania) assinaram Termo de Cooperação Técnica, que permite aos supermercados oferecer ao consumidor que encontrar na gôndola produto exposto fora do prazo de validade um novo produto gratuitamente.
Para o diretor-executivo da Acats, Antonio Carlos Poletini, o acordo com entidades do Estado contribuem para atender melhor o consumidor. “Estamos divulgando esse acordo de cooperação para as empresas associadas fortalecerem essa ação e juntas buscarem adesão do setor. Esse processo de sensibilização se estenderá até o dia 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, e data definida para o início efetivo de vigência da campanha.
Ações nos Estados
Em São Paulo, a Campanha de Olho na Validade foi idealizada pela Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, formada por representantes da APAS, do Procon-SP e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), com intuito de fortalecer uma política de defesa do consumidor e incentivar os fornecedores a criarem meios eficientes de controle de qualidade e segurança dos produtos e serviços. Os primeiros resultados desta ação, que teve inicio em outubro, podem ser conferidos no estudo realizado pela APAS.
De acordo com a Associação, 82% dos supermercados já aderiram à campanha e 93% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a ação. A pesquisa mostra ainda que 90% dos lojistas constataram redução no número de produtos com validade vencida nas gôndolas, e 75% deles não relataram o problema operacional nas lojas. Apenas 10% dos que não aderiram à campanha informaram que não tinham conhecimento desta ação, o que representa menos de 2% do total pesquisado.
Para o Procon-SP, 79% dos consumidores entrevistados afirmam que checam a validade dos produtos impressa no rótulo ao fazer as compras em supermercados, mas apenas 5% informam que já participaram da campanha “De Olho na Validade”.

Foto: Marco Nascimento
Belém
Na região Norte do País, a Aspas – Associação Paraense de Supermercados assinou Termo de Compromisso com o Procon-Belém na solenidade de abertura SuperNorte 2011, realizada no dia 10 de outubro, em Belém. Desde 25 de novembro a campanha pode ser vista nas redes Yamada, Formosa, Nazaré, Cidade, Amazônia, Portugal, Estrela D’alva, Almirante, Casa Pauxis, Casa Silva, entre outras.
As empresas associadas do interior da cidade também já aderiram à campanha, e como as grandes redes, contam com apoio de material visual para sensibilizar o consumidor.
Fonte: Portal Abras
Veja mais >>>
18/12/2025 08:50 - Abrasmercado: queda de preços perde intensidade em novembro, apesar de novo recuo da cesta (0,05%)18/12/2025 11:23 - Consumo das famílias mantém ritmo e cresce 4,97% na comparação anual, aponta ABRAS
10/12/2025 11:41 - ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York
27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS
17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país


