Notícias ABRAS
15/12/2011 15:48 - “Campanha de Olho na Validade” chega a Santa Catarina em 2012
A Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e o Procon de Santa Catarina (Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania) assinaram Termo de Cooperação Técnica, que permite aos supermercados oferecer ao consumidor que encontrar na gôndola produto exposto fora do prazo de validade um novo produto gratuitamente.
Para o diretor-executivo da Acats, Antonio Carlos Poletini, o acordo com entidades do Estado contribuem para atender melhor o consumidor. “Estamos divulgando esse acordo de cooperação para as empresas associadas fortalecerem essa ação e juntas buscarem adesão do setor. Esse processo de sensibilização se estenderá até o dia 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, e data definida para o início efetivo de vigência da campanha.
Ações nos Estados
Em São Paulo, a Campanha de Olho na Validade foi idealizada pela Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, formada por representantes da APAS, do Procon-SP e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), com intuito de fortalecer uma política de defesa do consumidor e incentivar os fornecedores a criarem meios eficientes de controle de qualidade e segurança dos produtos e serviços. Os primeiros resultados desta ação, que teve inicio em outubro, podem ser conferidos no estudo realizado pela APAS.
De acordo com a Associação, 82% dos supermercados já aderiram à campanha e 93% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a ação. A pesquisa mostra ainda que 90% dos lojistas constataram redução no número de produtos com validade vencida nas gôndolas, e 75% deles não relataram o problema operacional nas lojas. Apenas 10% dos que não aderiram à campanha informaram que não tinham conhecimento desta ação, o que representa menos de 2% do total pesquisado.
Para o Procon-SP, 79% dos consumidores entrevistados afirmam que checam a validade dos produtos impressa no rótulo ao fazer as compras em supermercados, mas apenas 5% informam que já participaram da campanha “De Olho na Validade”.
Foto: Marco Nascimento
Belém
Na região Norte do País, a Aspas – Associação Paraense de Supermercados assinou Termo de Compromisso com o Procon-Belém na solenidade de abertura SuperNorte 2011, realizada no dia 10 de outubro, em Belém. Desde 25 de novembro a campanha pode ser vista nas redes Yamada, Formosa, Nazaré, Cidade, Amazônia, Portugal, Estrela D’alva, Almirante, Casa Pauxis, Casa Silva, entre outras.
As empresas associadas do interior da cidade também já aderiram à campanha, e como as grandes redes, contam com apoio de material visual para sensibilizar o consumidor.
Fonte: Portal Abras

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo