Notícias ABRAS
30/11/2011 13:58 - Volume de vendas apresenta crescimento de 2% entre janeiro e outubro
Cesta de bebidas alcoólicas e perecíveis teve melhor desempenho
De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou desaceleração no bimestre. No período de janeiro a outubro de 2011, o índice apresentou crescimento de 2% em comparação ao mesmo período de 2010, quando a variação ficou em 7% (sobre mesmo período de 2009). O melhor desempenho se apresenta nas cestas de bebidas alcoólicas, com 6,3%, e perecíveis, com 4,7%. Também registraram crescimento as cestas de bebidas não alcoólicas, com 2,9%; Outros, que contém principalmente produtos de bazar, com 2,1%; higiene e beleza, com 1,9%; mercearia doce, com 1,0%; limpeza caseira, com 0,8%. A cesta mercearia salgada foi a única que teve retração no volume de vendas, com -0,9%.
Com exceção do interior de São Paulo e litoral, que teve queda de -1,3% no volume vendido, todas as outras áreas pesquisadas nas regiões do país registraram aumento no volume vendido. Em comparação ao mesmo período de 2010, o maior crescimento aconteceu na região do Grande Rio de Janeiro com 7,1%, seguida da região que engloba Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com 3,7%; Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com 3,6%; Ceará até Bahia, com 3,2%; Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 2% e Grande São Paulo, com 0,9%.
O vinho foi a categoria de produto que apresentou maior crescimento em 2011, com 35,7%. Em seguida, as maiores altas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: suco de frutas pronto para consumo (17,1%); bebida à base de soja (13,8%); chocolate (12,2%); salgadinho para aperitivos (10%); desodorante (8,2%); carnes congeladas (7,3%). Os produtos com as maiores quedas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: sabão em barra (-13,2%); chá (-9,9%); lã de aço (-8,6%); óleo de azeite e farinha de trigo (-8%).
“Estamos otimistas com a perspectiva de aumento das vendas em 2012, principalmente pelo incremento na massa salarial a partir de janeiro”, disse o presidente da Abras, Sussumu Honda, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (30), em São Paulo.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo