Notícias ABRAS
30/11/2011 13:58 - Volume de vendas apresenta crescimento de 2% entre janeiro e outubro
Cesta de bebidas alcoólicas e perecíveis teve melhor desempenho
De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou desaceleração no bimestre. No período de janeiro a outubro de 2011, o índice apresentou crescimento de 2% em comparação ao mesmo período de 2010, quando a variação ficou em 7% (sobre mesmo período de 2009). O melhor desempenho se apresenta nas cestas de bebidas alcoólicas, com 6,3%, e perecíveis, com 4,7%. Também registraram crescimento as cestas de bebidas não alcoólicas, com 2,9%; Outros, que contém principalmente produtos de bazar, com 2,1%; higiene e beleza, com 1,9%; mercearia doce, com 1,0%; limpeza caseira, com 0,8%. A cesta mercearia salgada foi a única que teve retração no volume de vendas, com -0,9%.
Com exceção do interior de São Paulo e litoral, que teve queda de -1,3% no volume vendido, todas as outras áreas pesquisadas nas regiões do país registraram aumento no volume vendido. Em comparação ao mesmo período de 2010, o maior crescimento aconteceu na região do Grande Rio de Janeiro com 7,1%, seguida da região que engloba Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com 3,7%; Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com 3,6%; Ceará até Bahia, com 3,2%; Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 2% e Grande São Paulo, com 0,9%.
O vinho foi a categoria de produto que apresentou maior crescimento em 2011, com 35,7%. Em seguida, as maiores altas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: suco de frutas pronto para consumo (17,1%); bebida à base de soja (13,8%); chocolate (12,2%); salgadinho para aperitivos (10%); desodorante (8,2%); carnes congeladas (7,3%). Os produtos com as maiores quedas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: sabão em barra (-13,2%); chá (-9,9%); lã de aço (-8,6%); óleo de azeite e farinha de trigo (-8%).
“Estamos otimistas com a perspectiva de aumento das vendas em 2012, principalmente pelo incremento na massa salarial a partir de janeiro”, disse o presidente da Abras, Sussumu Honda, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (30), em São Paulo.
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

