Notícias ABRAS
25/10/2011 16:39 - Supermercados esperam crescimento de 15,6% nas vendas de Natal
Segundo pesquisa da Abras, cerveja, frutas nacionais da época e refrigerante foram os produtos que tiveram maior aumento de encomendas para as festas de final de ano
A Abras divulgou nesta terça-feira (25) os resultados da Pesquisa de Natal 2011. De acordo com os resultados, o setor supermercadista brasileiro espera um aumento, em faturamento, de 15,6% nas vendas durante o período de festas de final de ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O otimismo do setor para o Natal e Réveillon de 2011 ficou acima do registrado em 2010, quando a expectativa de crescimento nas vendas foi de 12,5%.
Honda: "Estamos otimistas e nossa expectativa é de superar a boa marca de 2010, pois contamos com um momento de estabilidade econômica e perspectivas de crescimento da renda do brasileiro em 2012, com o aumento do salário mínimo"
“O final de ano é tradicionalmente o melhor período de vendas para o setor supermercadista. Estamos otimistas e nossa expectativa é de superar a boa marca de 2010, pois contamos com um momento de estabilidade econômica e perspectivas de crescimento da renda do brasileiro em 2012, com o aumento do salário mínimo. Com isso, é natural concluir que a mesa será mais farta nas festas natalinas”, afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Os supermercadistas brasileiros aumentaram as compras de todos os produtos de Natal em relação ao mesmo período do ano anterior. Cerveja, com 16,8%, frutas nacionais da época, com 16,3%, e refrigerante, com 16,1%, foram os produtos com maior percentual de aumento de encomendas em reais. Peixes frescos e congelados, que no ano passado estavam entre os itens de menor crescimento, com 6,8% e 9,1% respectivamente, este ano apresentam uma forte recuperação com 14,2% e 15,3%. Os produtos de menor crescimento percentual de encomendas em 2011 foram peru, com 4,5%, e tender, com 3,9% em relação a 2010.
As vendas de importados continuam a merecer destaque nas encomendas dos supermercadistas brasileiros, despontando importados em geral (azeites, azeitonas, queijos, embutidos, entre outros), com 14,0%, seguidos por frutas especiais importadas (12,9%) e vinhos importados (12,2%).
Cerveja deverá puxar crescimento das vendas no Natal de 2010 (16,8%). A maioria dos produtos apresenta crescimento em relação à perspectiva do ano passado |
Peixes frescos e congelados apresentam uma forte recuperação de crescimento nas vendas natalinas | |
![]() |
![]() |
|
|
||
Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da Abras/ Portal Abras |
||
|
||

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo