Notícias ABRAS
24/10/2011 11:51 - Brasil é o quinto em ranking global em furtos
Basta o preço da carne subir para os supermercadistas terem prejuízo com o furto do alimento pelos consumidores enfurecidos com a variação abrupta. Isso não ocorre apenas com esse produto, mas, principalmente com itens de perfumaria, maquiagem e bebidas. A situação colocou o País no quinto lugar em um ranking global que mede o volume de roubos, com prejuízo US$ 2,3 bilhões, cifra correspondente a 1,69% das vendas brutas.
Estudo do Centre for Retail Research patrocinado pela empresa especializada em sistemas antifurto Checkpoint Systems mostra que as perdas aumentaram 3% entre 2010 e 2011. A explicação é que o número de lojas pesquisadas no Brasil saltou de 29 mil para 33.961 neste ano. A falta de políticas de prevenção é que o mais impulsiona esse número.
No quesito percentual de perdas da receita bruta do varejo, o País ficou atrás apenas para Índia, Rússia, Marrocos e África do Sul. Um total de 40 redes brasileiras participaram do estudo realizado com 4.700 cadeias de 43 países. Foram 12 meses de coleta de informações, encerradas em junho.
"A cultura da prevenção de furtos ainda é muito pobre no País. Muitas empresas não investem ou até diminuem a quantidade de profissionais trabalhando nesse departamento", pondera o diretor geral da Checkpoint, Gustavo Messiano Velehov. Os itens mais furtados nos supermercados são leites em para bebês, protetor solar, lâminas de barbear e queijo.
Velehov observa que o mais preocupante é que 43% dos roubos foram atribuídos a funcionários desonestos. Erros administrativos como não passar todos os produtos na compra, crime organizado (furtar para revender) também compõem o índice. Na comparação entre o Brasil e outros países da América Latina pesquisados como Argentina e México, os estabelecimentos brasileiros lideram as perdas proporcionais.
VAIDADE - No ranking elaborado no Brasil, os produtos de beleza são os preferidos dos consumidores, representando fatia de 2% do total das vendas perdidas para os ladrões. Em seguida figuram os itens de vestuário e acessórios, com 1,87%.
O diretor geral da Checkpoint acrescenta que o valor médio dos produtos roubados nos estabelecimentos é de US$ 69, mas entre os funcionários o valor sobe para US$ 300. Um contingente de 70 mil pessoas foram pegas em flagrante pelos empresários quando furtavam as lojas.
Supermercados contabilizam perdas de R$ 4,6 bilhões
As perdas nos supermercados brasileiros durante o ano passado alcançaram fatia de 2,3% do faturamento de R$ 201,6 bilhões. Produtos vencidos, abertos e danificados durante a compra ou furtados por funcionários e clientes deram prejuízo de R$ 4,6 bilhões aos varejistas, conforme balanço divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados.
O levantamento realizado com 164 supermercados identificou que os furtos representaram 34,5% dessas perdas e as quebras operacionais, causadas por itens retirados das gôndolas porque venceram ou foram manipulados da forma errada, totalizaram 32,8% do prejuízo.
No ano passado, as perdas superaram a margem de lucro média do setor, de 1,9%. Os produtos perecíveis estão entre os principais responsáveis, especialmente as frutas, legumes e verduras. Outro problema são os refrigerados, que são largados pelos clientes em qualquer prateleira. Apesar dos problemas, a maioria dos estabelecimentos não tem área de prevenção de perdas.
Veículo: Diário do Grande ABC - SP

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo