Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

14/08/2008 10:57 - Plano de expansão é o maior já feito por supermercados

Pão de Açúcar e Carrefour também planejam investimentos agressivos no ano que vem

Márcia De Chiara

 

O investimento de R$ 1,8 bilhão anunciado ontem pelo Wal-Mart para 2009 é a maior cifra da história aplicada por uma única companhia do setor de supermercados na abertura de lojas em um só ano. A constatação é do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda. “Trata-se de um investimento recorde para o setor.”

 

Ele pondera que, neste caso, estão excluídos os aportes realizados nos últimos anos para aquisições de outras companhias, como, por exemplo, o Carrefour que desembolsou R$ 2,2 bilhões no ano passado pela compra do Atacadão.

 

Na análise do sócio-diretor da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, Eugênio Foganholo, o grande investimento do Wal-Mart para 2009 deverá acirrar a disputa entre os gigantes do setor, o Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar. O Carrefour informa que vai aplicar R$ 1 bilhão na sua expansão em 2009, cifra equivalente à gasta nos últimos três anos. De acordo com a companhia, o grupo se programa para fazer investimentos adicionais em oportunidades de negócios que estejam em sintonia com o plano estratégico da empresa.

 

O Grupo Pão de Açúcar ainda não revelou quanto pretende gastar no ano que vem. Nos últimos quatro anos foram aplicados R$ 3,2 bilhões. Neste ano, estão sendo investidos R$ 733 milhões, dos quais R$ 233 milhões no primeiro semestre.

 

Antes mesmo de o Wal-Mart anunciar investimentos recordes para 2009, o diretor-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Claudio Galeazzi, já tinha indicado que pretendia ser mais agressivo no ano que vem. Segundo ele, cerca de um terço do investimento previsto para este ano destina-se à compra de terrenos que vão garantir a novas lojas em 2009.

 

BOLA DA VEZ

 

Tanto para o presidente do Carrefour, Jean-Marc Pueyo, como para o presidente do Wal-Mart, Héctor Núñez, o Brasil é um mercado prioritário. “O Brasil é a bola da vez no mercado varejista”, diz Honda.

 

Para ele, o País tem o mercado interno que desperta o interesse de varejistas de todas as partes do mundo, com uma classe D e E em ascensão. Na sua avaliação, a agressividade do Wal-Mart nos investimentos é um movimento de ocupação de mercado e reflete um sentimento de que novas redes internacionais estariam interessadas no Brasil

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>