Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

14/08/2008 10:57 - Plano de expansão é o maior já feito por supermercados

Pão de Açúcar e Carrefour também planejam investimentos agressivos no ano que vem

Márcia De Chiara

 

O investimento de R$ 1,8 bilhão anunciado ontem pelo Wal-Mart para 2009 é a maior cifra da história aplicada por uma única companhia do setor de supermercados na abertura de lojas em um só ano. A constatação é do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda. “Trata-se de um investimento recorde para o setor.”

 

Ele pondera que, neste caso, estão excluídos os aportes realizados nos últimos anos para aquisições de outras companhias, como, por exemplo, o Carrefour que desembolsou R$ 2,2 bilhões no ano passado pela compra do Atacadão.

 

Na análise do sócio-diretor da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, Eugênio Foganholo, o grande investimento do Wal-Mart para 2009 deverá acirrar a disputa entre os gigantes do setor, o Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar. O Carrefour informa que vai aplicar R$ 1 bilhão na sua expansão em 2009, cifra equivalente à gasta nos últimos três anos. De acordo com a companhia, o grupo se programa para fazer investimentos adicionais em oportunidades de negócios que estejam em sintonia com o plano estratégico da empresa.

 

O Grupo Pão de Açúcar ainda não revelou quanto pretende gastar no ano que vem. Nos últimos quatro anos foram aplicados R$ 3,2 bilhões. Neste ano, estão sendo investidos R$ 733 milhões, dos quais R$ 233 milhões no primeiro semestre.

 

Antes mesmo de o Wal-Mart anunciar investimentos recordes para 2009, o diretor-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Claudio Galeazzi, já tinha indicado que pretendia ser mais agressivo no ano que vem. Segundo ele, cerca de um terço do investimento previsto para este ano destina-se à compra de terrenos que vão garantir a novas lojas em 2009.

 

BOLA DA VEZ

 

Tanto para o presidente do Carrefour, Jean-Marc Pueyo, como para o presidente do Wal-Mart, Héctor Núñez, o Brasil é um mercado prioritário. “O Brasil é a bola da vez no mercado varejista”, diz Honda.

 

Para ele, o País tem o mercado interno que desperta o interesse de varejistas de todas as partes do mundo, com uma classe D e E em ascensão. Na sua avaliação, a agressividade do Wal-Mart nos investimentos é um movimento de ocupação de mercado e reflete um sentimento de que novas redes internacionais estariam interessadas no Brasil

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>