Notícias ABRAS
10/10/2011 10:08 - Anuga supera a crise
Números da feira não sofrem prejuízo por conta da crise
Por Wagner Hilário, de Colônia, Alemanha
A maior e mais tradicional feira de alimentos do mundo, Anuga (realizada desde 1942), teve início dia 8 de outubro, na cidade de Colônia, a sudoeste da Alemanha — e mais uma vez, SuperHiper está presente, cobrindo in loco o evento. São esperados, ao longo dos quatro dias de feira, que termina em 14 de outubro, 150 mil visitantes, os quais poderão encontrar 6,596 mil expositores distribuídos pelos 284 mil m² de área de exposição.
A feira se divide em 11 pavilhões, sendo três deles — e dois dos maiores do centro de convenção —, destinados às carnes. Há mais de dez linhas de produtos contempladas pelos pavilhões: Alta Gastronomia, Bebidas, Resfriados e Frescos Pré-Preparados, Congelados Pré-Preparados, Carnes, Lácteos, Padaria e Bebidas Quentes, Orgânicos, Tecnologias para o Varejo e, a novidade deste ano, Food-Service.
O caráter eminentemente global do evento, que é bianual, fica claro quando se verifica a presença estrangeira. Em 2009, dos visitantes, 63% eram estrangeiros e vinham de 180 países. Neste ano, não é diferente. Entre os expositores, dos 6,596 mil, só da Itália são mais de 1 mil; da Espanha há 467; da China, 407, França, 262, etc.
Segundo o representante oficial da Sociedade de Feiras de Colônia (Koelnmesse), Lauri Müller, em pleno período de crise internacional, principalmente entre os países desenvolvidos, a Anuga consegue manter os números da edição anterior. “Não há espaço em nenhum dos pavilhões do centro de exposição. Está tudo ocupado. Acredito que o caráter internacional do evento justifica esse desempenho. Isso porque se houve queda na participação de expositores europeus, por exemplo, houve aumento dos asiáticos e da América Latina”, informa.
Anuga prioriza Brasil para 2013
Organização da feira convida País para ser parceiro na próxima edição do evento. Resposta será dada em 60 dias
Toda a edição da Anuga traz um país-parceiro, o que se reflete em participação constante na publicidade do evento antes e durante a feira. Para 2013, a prioridade é do Brasil. “Hoje pela manhã (10 de outubro), fizemos o convite ao governo brasileiro que ficou de nos dar resposta em 60 dias. Se o convite for aceito, o País se envolverá na organização da próxima Anuga”, diz o representante oficial da Anuga no Brasil, Lauri Müller.
Segundo Müller, o Brasil sempre tem uma boa participação na feira. Neste ano, foram confirmados 1,5 mil visitantes brasileiros. Conforme a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o número de expositores supera 100 empresas. “Os dados estão em linha com o que ocorreu nas últimas duas edições. Ou seja, a participação do País, já há alguns anos, está estável”, diz Müller.
Em 2011, o parceiro está sendo a Itália que, tradicionalmente, fora a Alemanha, é o país com o maior número de expositores na Anuga. “A Itália é muito importante para a economia européia e eles sempre vêm com muitos expositores. Neste ano, são 1,3 mil expositores da Itália, por volta de 30% dos expositores de toda a feira” diz Müller. “Somos um dos principais produtores de alimento da Europa, isso explica nossa presença sempre forte aqui”, conta a executiva do departamento de exportação da indústria italiana de bebidas CoGeDi, Roperta Pirrone.
A escolha do Brasil para ser o parceiro em 2013 talvez siga o mesmo critério: a alta produção de alimentos. De acordo com o informe Agricultural Outlook 2010-2019, elaborado conjuntamente pela Agência da ONU para a Agricultura e a Segurança Alimentar (FAO) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o setor agrícola brasileiro será o que registrará a maior expansão no mundo (40%) até 2019.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo