Notícias ABRAS
05/10/2011 10:51 - Adesão ao Encontro Internacional de Negócios é 33% maior que na edição anterior
Utilidades domésticas, snacks e produtos refrigerados de marcas próprias conquistam compradores de países como Angola, Moçambique e Venezuela
“Do ponto de vista profissional, não serei o mesmo depois de participar dessa rodada de negócios promovida pela Abras.” O depoimento é do proprietário da rede Angolana, Afo Santos, Afonso Santos, que participou pela primeira vez do Encontro Internacional de Negócios, realizado paralelamente à 45ª Convenção Abras.




Durante dois dias, foram realizadas 729 reuniões entre fornecedores brasileiros e 25 compradores (redes de supermercados) de países como Catar, Egito e França, que participaram pela primeira vez e de outras 16 nações (veja tabela abaixo).
As negociações trouxeram resultados imediatos, como a compra de um contêiner de produtos de utilidades domésticas (plásticos) pela rede Afo Santos, negociada com a Plasútil, uma das 28 indústrias que participaram da rodada internacional de negócios. Outro destaque foram as negociações da empresa Pacific.
Participantes pela primeira vez, a indústria fechou a venda de um contêiner de sua linha de snacks para a rede Hipermaputo, de Moçambique. As marcas próprias da Clap (Maricota Alimentos) também interessaram aos Venezuelanos da rede supermercadista Excelsior, que adquiriram produtos congelados.
“Ainda existem negociações em andamento, e os resultados parciais mostram 33% a mais de adesão ao projeto em comparação com a edição realizada no ano passado”, explica o Gerente da Área Internacional da Abras, Cláudio Macedo.
De acordo com Macedo, as avaliações realizadas pelos âncoras (compradores internacionais) durante as negociações apontam 94,02% de possibilidades de concretização de negócios. “Temos a Jumbo, rede da Angola, que participou pela segunda vez da rodada de negócios. Em 2008, ela comprou produtos de sete indústrias e nesta edição ampliou para nove fornecedores brasileiros, adquirindo produtos de Utilidades Domésticas, PET, Cosméticos, produtos de Limpeza, entre outros, e continua fechando negócios após a rodada.”
“Em um período em que as exportações estão sendo dificultadas pela baixa cotação do dólar, os resultados do 5º Encontro Internacional de Negócios teve muito êxito e contribuiu para a indústria nacional implementar seus negócios no mercado externo”, diz o superintendente da Abras, Tiaraju Pires.
5º edição da Rodada Internacional de Negócios
Promovido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), a 5ª edição contou com 25 compradores internacionais, 28 fornecedores brasileiros, de quatro diferentes Estados, que ofertaram mais de 90 tipos de produtos, de oito segmentos diferentes, com destaque para alimentos, bebidas e produtos de utilidades domésticas (plásticos).
Projeto Vendedor
Já no Projeto Vendedor, criado e implementado exclusivamente pela Abras, aconteceram 80 reuniões, onde os fornecedores internacionais negociaram com supermercadistas brasileiros presentes à 45ª Convenção Abras, ou seja, os 700 principais empresários e executivos do setor no Brasil.
Países participantes:
| Angola |
| Argentina |
| Bahrein |
| Bolívia |
| Catar |
| Costa Rica |
| Chile |
| Egito |
| Equador |
| França |
| Guatemala |
| Moçambique |
| Panamá |
| Paraguai |
| Peru |
| Porto Rico |
| Portugal |
| Uruguai |
| Venezuela |
Compradores Internacionais
País
Afo Santos
Angola
Ali Bin Ali Group
Catar
Auchan Groupe
França
Cencosud Chile
Chile
Cencosud Peru
Peru
Distribuidora Centro-Americana
Panamá
Estrella Supermercados
Argentina
Excelsior Gama
Venezuela
Gessa Supermercados
Costa Rica
Hipermaputo
Moçambique
Hipermaxi
Bolívia
Jumbo Supermercados
Angola
Ketal Supermercados
Bolívia
La Gallega Supermercados
Argentina
Maza
Bahrein
Malibe
Panamá
Mega Santa Maria
Equador
Metro Market
Egito
N.G.O Saeca
Paraguai
Stock Supermercados
Paraguai
Tata Supermercados
Portugal
Yaguar Supermercados
Argentina
Luciana Martins - Repórter Portal ABRAS
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

