Notícias ABRAS
05/10/2011 10:51 - Adesão ao Encontro Internacional de Negócios é 33% maior que na edição anterior
Utilidades domésticas, snacks e produtos refrigerados de marcas próprias conquistam compradores de países como Angola, Moçambique e Venezuela
“Do ponto de vista profissional, não serei o mesmo depois de participar dessa rodada de negócios promovida pela Abras.” O depoimento é do proprietário da rede Angolana, Afo Santos, Afonso Santos, que participou pela primeira vez do Encontro Internacional de Negócios, realizado paralelamente à 45ª Convenção Abras.
Durante dois dias, foram realizadas 729 reuniões entre fornecedores brasileiros e 25 compradores (redes de supermercados) de países como Catar, Egito e França, que participaram pela primeira vez e de outras 16 nações (veja tabela abaixo).
As negociações trouxeram resultados imediatos, como a compra de um contêiner de produtos de utilidades domésticas (plásticos) pela rede Afo Santos, negociada com a Plasútil, uma das 28 indústrias que participaram da rodada internacional de negócios. Outro destaque foram as negociações da empresa Pacific.
Participantes pela primeira vez, a indústria fechou a venda de um contêiner de sua linha de snacks para a rede Hipermaputo, de Moçambique. As marcas próprias da Clap (Maricota Alimentos) também interessaram aos Venezuelanos da rede supermercadista Excelsior, que adquiriram produtos congelados.
“Ainda existem negociações em andamento, e os resultados parciais mostram 33% a mais de adesão ao projeto em comparação com a edição realizada no ano passado”, explica o Gerente da Área Internacional da Abras, Cláudio Macedo.
De acordo com Macedo, as avaliações realizadas pelos âncoras (compradores internacionais) durante as negociações apontam 94,02% de possibilidades de concretização de negócios. “Temos a Jumbo, rede da Angola, que participou pela segunda vez da rodada de negócios. Em 2008, ela comprou produtos de sete indústrias e nesta edição ampliou para nove fornecedores brasileiros, adquirindo produtos de Utilidades Domésticas, PET, Cosméticos, produtos de Limpeza, entre outros, e continua fechando negócios após a rodada.”
“Em um período em que as exportações estão sendo dificultadas pela baixa cotação do dólar, os resultados do 5º Encontro Internacional de Negócios teve muito êxito e contribuiu para a indústria nacional implementar seus negócios no mercado externo”, diz o superintendente da Abras, Tiaraju Pires.
5º edição da Rodada Internacional de Negócios
Promovido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), a 5ª edição contou com 25 compradores internacionais, 28 fornecedores brasileiros, de quatro diferentes Estados, que ofertaram mais de 90 tipos de produtos, de oito segmentos diferentes, com destaque para alimentos, bebidas e produtos de utilidades domésticas (plásticos).
Projeto Vendedor
Já no Projeto Vendedor, criado e implementado exclusivamente pela Abras, aconteceram 80 reuniões, onde os fornecedores internacionais negociaram com supermercadistas brasileiros presentes à 45ª Convenção Abras, ou seja, os 700 principais empresários e executivos do setor no Brasil.
Países participantes:
Angola |
Argentina |
Bahrein |
Bolívia |
Catar |
Costa Rica |
Chile |
Egito |
Equador |
França |
Guatemala |
Moçambique |
Panamá |
Paraguai |
Peru |
Porto Rico |
Portugal |
Uruguai |
Venezuela |
Compradores Internacionais
País
Afo Santos
Angola
Ali Bin Ali Group
Catar
Auchan Groupe
França
Cencosud Chile
Chile
Cencosud Peru
Peru
Distribuidora Centro-Americana
Panamá
Estrella Supermercados
Argentina
Excelsior Gama
Venezuela
Gessa Supermercados
Costa Rica
Hipermaputo
Moçambique
Hipermaxi
Bolívia
Jumbo Supermercados
Angola
Ketal Supermercados
Bolívia
La Gallega Supermercados
Argentina
Maza
Bahrein
Malibe
Panamá
Mega Santa Maria
Equador
Metro Market
Egito
N.G.O Saeca
Paraguai
Stock Supermercados
Paraguai
Tata Supermercados
Portugal
Yaguar Supermercados
Argentina
Luciana Martins - Repórter Portal ABRAS

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo