Notícias ABRAS
23/09/2011 11:44 - Tecnologias de automação agilizam serviços do setor
Uma exposição de tecnologia é a maior novidade da edição deste ano da convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que acontece no Royal Palm Plaza Resort de Campinas (SP). Entre muitas soluções para varejistas e consumidores, está a etiqueta de identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês), que permite o fechamento e o pagamento das compras sem que se tire os produtos do carrinho, reduzindo as filas e agilizando a saída do supermercado.
Com a tecnologia, o cálculo total das compras é feito automaticamente, assim que o carrinho passa pelo sensor instalado no caixa, sem haver necessidade de passar cada produto individualmente pelo leitor de código de barras. O RFID também pode ser usado para controle de estoque e como dispositivo antifurto, já que identifica individualmente cada mercadoria do estoque.
Outra novidade apresentada na exposição de tecnologia é a Electronic Shelf Label - ESL (etiqueta eletrônica de prateleira), da Seal Tecnologia. Trata-se de dispositivos digitais que, instalados nas gôndolas, que exibem preços, promoções e características técnicas dos produtos, além de dados gerenciais como disponibilidade em estoque, facing e margem de vendas de cada item. Entre outras vantagens, permitem maior agilidade na reposição de estoques e no agendamento de promoções.
O superintendente da Abras, Tiaraju Pires, disse que a preocupação maior do setor é a melhoria da eficiência operacional dos supermercados. A GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação) participa do comitê de tecnologia da Abras e desenvolve em conjunto alguns projetos. O objetivo é disseminar o padrão GS1 na identificação, codificação e soluções para a cadeia de suprimentos.
Tiaraju Pires revelou ainda que um dos projetos é a elaboração de um cadastro de produtos nacional, onde a própria indústria disponibiliza os dados dos produtos com todas as características e o supermercado não precisa cadastrar e nem preencher formulário buscando nesse banco de dados de produtos que estão em linha na empresa todas as informações da própria indústria com trânsito e autorização de preço num fluxo normal, mas através deste cadastro único.
Outro produto que está sendo trabalhado na parceria entre Abras e GS1 é a certificação do código de barras. "Todo mundo é consumidor, mas às vezes, quando você vai ao supermercado e vai passar pelo caixa, a operadora de caixa passa uma, duas e até três vezes o produto no leitor e o leitor não consegue identificar o produto. Isso torna o processo de caixa lento. Temos algumas estatísticas que apontam que se houver eficiência maior dessa leitora, poderemos reduzir o tempo do consumidor de 20% a 25%", diz.
Diante desse problema operacional, a Abras, em parceria com a GS1, pretende identificar produtos com problemas técnicos no código de barras e fazer um contato com os fornecedores para que modifiquem os códigos de barras e os coloquem dentro dos padrões estabelecidos pela GS1. "Isso vai dar maior agilidade na frente de caixa, beneficiando os consumidores", completa.
Durante o congresso da Abras, a NCR Corporation, em parceria com a Seal Tecnologia, apresentou soluções para o setor, como os terminais de consulta assistida NCR RealPOST, software para Ponto de Venda e outros periféricos. A novidade, lançada no Brasil em março deste ano, é o NCR RealPOST 25, um terminal "tudo em um" que pode funcionar como dispositivo de ponto de venda ou quiosque multimídia para autoatendimento com tela sensível a toque.
A Consinco apresentou o Cockpit ERP, uma solução de Business Intelligence para analisar e simular resultados, com os mais avançados recursos tecnológicos em gestão corporativa, para facilitar a tomada de decisões gerenciais. O Cockpit permite o gerenciamento e monitoramento de processos empresariais com a tecnologia avançada que integra BI, BPM e Banco de Dados. Com acesso via Internet e visual moderno, totalmente voltado para a facilidade dos usuários, pode ser operado tanto em desktops como em tablets ou smartphones.
A Construsoftware, em parceria com a alemã SAP, expõe o SAP Retail e o Merchandise Assortment Planning (MAP), que têm como objetivo auxiliar o varejista no planejamento de mercadorias de acordo com o público, entre outras funcionalidades, e garantir que não faltem os produtos certos para cada ponto de venda. As soluções prometem melhorar o planejamento da compra e distribuição dos produtos, otimizando todos os processos de venda e gerando, para o consumidor final, redução nos preços.
No estande da companhia inglesa Itim, o destaque são soluções de mobilidade para tablets e iPhones, relacionadas a processos de varejo. Outros produtos da empresa incluem o Profimetrics, gerenciador de ciclo de vida de preço; o Supplier Billing, ferramenta de gerenciamento de negociações com fornecedores e coleta de bonificações; e o Zygon, para manutenção de informações de produtos, como encartes e etiquetas.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional