Notícias ABRAS
21/09/2011 17:22 - As lições que fizeram da Tesco o maior varejista britânico
Por Wagner Hilário
A segunda palestra da Convenção Abras, realizada nesta manhã (20/09) tratou do tema Estratégia e Gestão e foi proferida pelo CEO da Tesco Sir Terry Leahy, que contou como em menos de 20 anos a empresa saiu da terceira colocação no varejo britânico para se tornar a terceira maior companhia supermercadista do mundo e a líder no Reino Unido.
Ex-CEO da Tesco fala sobre estratégias e gestão para o varejo
Para alcançar esse desempenho, sem precedentes na história do varejo internacional, a Tesco, segundo Leahy, cumpriu nove lições. “A primeira foi encontrar e enfrentar a verdade — sobre os mercados e sobre a própria empresa. Geralmente não estamos dispostos a saber a verdade, porque ela nem sempre nos agrada, mas é preciso. E o melhor guia nesse sentido é o cliente. Ele dirá a verdade que precisamos saber para agir e melhorar”, disse Leahy.
A segunda lição, segundo Leahy, é estabelecer metas audaciosas. “As pessoas se sentem felizes e motivadas quando têm algo grandioso para fazer. Estabelecemos quatro metas em 1996. Essas metas trouxeram a Tesco para onde está agora. São elas: ser a primeira opção dos clientes; ser tão forte em não alimentos quanto em alimentos; ser um varejo de serviços (bancos, telecomunicações e entretenimento); ser líder global.”
Das metas estabelecidas, apenas uma não foi atingida: a liderança global. Mas há quinze anos, quando foi proposta, muitos achavam impossível atingi-la. “Hoje, somos o terceiro grupo do mundo e, ao fim deste ano, provavelmente seremos o segundo.”
Em uma hora de apresentação, Leahy tratou de forma objetiva dessas e das outras as lições. Se você quer saber quais são as outras sete lições que o CEO da Tesco trouxe à Convenção Abras, leia a edição de outubro de SuperHiper. Lá você terá a cobertura completa do evento.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo