Notícias ABRAS
26/08/2011 10:49 - Expoagas movimenta R$ 274,6 milhões em negócios e crescimento de 7,7%
Resultado positivo foi puxado pelo crescimento do número de varejistas na Feira e investimentos da indústria
![]() |
Na abertura da Expoagas 2011 o presidente da Abras, Sussumu Honda, abordou o assunto de tributação da carne, cujos preços nos supermercados têm subido desde o início do ano. |
A edição comemorativa de 30 anos da Convenção Gaúcha de Supermercados e Expoagas 2011, feira de produtos, equipamentos e serviços para supermercados, apresentou crescimento de 7,7% nos negócios, em comparação à edição passada. O total movimentado nos três dias foi de R$ 274,6 milhões, uma venda média de R$ 822,2 mil por empresa expositora.
O balanço, divulgado pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, é resultado da ampliação de segmentos varejistas visitantes na Feira e dos investimentos da indústria em lançamentos e atrativos aos compradores. “Mesmo em um momento de incertezas no cenário econômico, os 334 expositores investiram em seus estandes e principalmente na qualificação e no lançamento de produtos, o que demonstra a força da indústria gaúcha, de participação majoritária na Expoagas”, pontua Longo. O aumento das vendas na Feira supera as expectativas do setor supermercadista gaúcho para este ano, que projetava crescimento de 4% a 6% em relação a 2010.
Ao todo, 4322 empresas varejistas visitaram a Expoagas, número 14,07% superior ao ano passado. Os representantes destas empresas somam 83,8% do total de 38,3 mil pessoas que circularam na feira nestes três dias. Os demais visitantes são fornecedores, órgãos de imprensa e membros de entidades, entre outros.
Entre as empresas varejistas, os supermercados respondem por 80,5%:
![]() |
Além das ações de venda promocionais dos expositores, a Agas sorteou um automóvel Celta zero quilômetro entre os visitantes que tiverem efetuados pedidos de no mínimo R$ 1.000 junto aos estandes.
Durante os dois primeiros dias de Feira, o Instituto Segmento Pesquisas ouviu os expositores para saber o grau de satisfação com a Expoagas 2011. O levantamento revela que, para 92,3% deles, a participação no evento teve como principal objetivo aumentar os negócios, contatar clientes e vender. Segundo os dados, 69% dos expositores efetuaram negócios com outros segmentos além de supermercados.
O mercado gaúcho foi o principal alvo das vendas dos expositores. Do total negociado na Feira, 77,36% das transações foram realizadas junto a varejistas do Estado, 13,3% a empresas de outros estados brasileiros, e 9,17% a companhias de outros países. Ainda de acordo com o Instituto Segmento Pesquisas, somente 1,1% dos expositores apontam que não alcançaram seus objetivos na feira. Para 90,4% deles, a Expoagas 2011 estava igual ou melhor à edição passada.
A 30ª Expoagas foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, em Porto Alegre.
Fonte: Assessoria Agas/Portal Abras

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo