Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

28/07/2011 12:24 - Vendas dos supermercados crescem 2,75%

Alta ocorreu em junho, em comparação ao mesmo mês de 2010. Índice de Volume teve desaceleração de 3,4% no primeiro semestre de 2011 

 

Quinta-feira, 28 de julho – As vendas reais do setor supermercadista em junho de 2011 cresceram 2,75% em relação a junho de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com maio deste ano, houve queda de -2,64%. No acumulado do primeiro semestre de 2011, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 4,25%, na comparação com o mesmo período de 2010. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou queda de -2,49% em junho em relação a maio e alta de 9,65% se comparado com junho de 2010. O acumulado nominal, no primeiro semestre de 2011, cresceu 10,87%, na comparação ao mesmo período do ano passado. 

 

AbrasMercado

 

Em junho, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou queda de -0,18%, em relação a maio deste ano. Já na comparação com junho de 2010, o AbrasMercado apresentou crescimento de 8,46%, passando de R$ 275,91 para R$ 299,24.

 

Os produtos com as maiores altas em junho, na comparação com maio, foram: tomate, com 9,01%; cebola, com 4,02%; e café torrado, com 3,81%. Já os produtos com as maiores quedas foram: batata, com -15,14%; frango congelado, com -5,75%; e sal, com -2,13%.

 

Índice de Volume

 

De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, no primeiro semestre de 2011, queda de 3,4% nas vendas em volume, em comparação ao mesmo período de 2010, quando a variação ficou em 6,5% (primeiro semestre de 2010 sobre mesmo período de 2009).

 

Todas as cestas apresentaram crescimento, sendo que as que tiveram melhor desempenho em volume de vendas foram as de bebidas alcoólicas, com 8,5%, e perecíveis, com 6,4%. Seguidas das cestas “outros”, que contém principalmente produtos de bazar, com 5,3%; bebidas não alcoólicas, com 3,9%; higiene e beleza, com 2,9%;  limpeza caseira, com 2,6%; mercearia doce, com 1,9%; e mercearia salgada, com 0,1%.

 

O formato de loja que apresentou o maior crescimento de vendas foi aquele que tem entre 1 e 4 check-outs, com 5,1%. O autosserviço com mais de 50 check-outs, apresentou recuperação com crescimento de 4,5%, em 2010, esse segmento apresentou queda de -6,9% no período.

 

Nas regiões do país, todas as áreas pesquisadas registraram aumento no volume vendido. Em comparação ao primeiro semestre de 2010, o maior crescimento aconteceu na região do Grande Rio de Janeiro, com 8,3%, seguida da região Sul, com 5,2%; Nordeste (Ceará até Bahia) e Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal), com 3,9%; Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 3,7%; Grande São Paulo, com 2,7% e interior e litoral de São Paulo, com 0,5%.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>