Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

30/06/2011 09:17 - Abras atribui retração ao efeito Páscoa

As vendas reais nos supermercados cresceram 0,69% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo divulgou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a abril deste ano, o faturamento dos supermercados caiu 11,34%. No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, as vendas aumentaram 4,54% em relação mesmo período de 2010. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Segundo a Abras, a queda nas vendas de maio em relação a abril era aguardada em decorrência da Páscoa. Este evento, realizado neste ano em abril, é o segundo melhor em vendas para o setor no ano, o que eleva a base de comparação. A entidade destaca que, apesar das medidas de ajuste macroeconômico e da alta dos juros, a massa salarial continua crescendo, o que contribui para o crescimento das vendas no acumulado de 2011.

 

O valor da cesta AbrasMercado, formada por 35 produtos considerados de largo consumo, como alimentos, limpeza e beleza, medido pela GfK, apresentou queda de 0,25% nos preços em maio ante abril, para R$ 299,78. Já na comparação com maio de 2010 o valor da cesta subiu 7,33%.

 

Os produtos com maiores quedas em maio frente a abril foram batata (-4,76%), arroz (-2,96%) e frango congelado (-2,78%). As maiores altas no período ficaram com tomate (+10,76%), extrato de tomate (+4,30) e cerveja (+3,61%). No acumulado do ano, a cesta AbrasMercado acumula queda de 2,37%.

 

Competição - A competição no setor de supermercados seria mantida caso uma possível fusão entre as operações brasileiras do Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar fosse realmente concretizada. Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, "uma concentração, em termos de mercado, de cerca de 30% não é nenhum ’bicho de sete cabeças’". "Há uma concentração (de lojas do Carrefour e Grupo Pão de Açúcar) em São Paulo, mas no restante do país a situação é diferente", afirmou, em entrevista a jornalistas.

 

"Para o consumidor é importante ter competição, e vamos continuar competitivos", afirmou. Honda evitou fazer maiores comentários sobre a possível fusão, mas salientou que, caso a negociação seja concretizada, a entidade prestará esclarecimentos sobre a concentração do setor aos órgãos de defesa da concorrência.

 

Segundo a Abras, a participação das vendas das maiores empresas do setor de supermercados no Brasil, leia-se Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, passou de 40%, em 2009, para 43% no ano passado. Embora a concentração avance, ainda está longe da realidade na Europa, onde as cinco maiores redes respondem por 70% a 80% das vendas, destacou a Abras.

 

O aumento na concentração entre os anos de 2009 e 2010 foi impulsionado pela associação do Pão de Açúcar com a Casas Bahia. O dirigente acrescentou ainda que, excluídas as operações de bens duráveis do Pão de Açúcar, com as bandeiras da Casas Bahia e Ponto Frio, a concentração seria ainda menor. (AE)

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>