Notícias ABRAS
30/06/2011 09:17 - Abras atribui retração ao efeito Páscoa
As vendas reais nos supermercados cresceram 0,69% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo divulgou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a abril deste ano, o faturamento dos supermercados caiu 11,34%. No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, as vendas aumentaram 4,54% em relação mesmo período de 2010. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Segundo a Abras, a queda nas vendas de maio em relação a abril era aguardada em decorrência da Páscoa. Este evento, realizado neste ano em abril, é o segundo melhor em vendas para o setor no ano, o que eleva a base de comparação. A entidade destaca que, apesar das medidas de ajuste macroeconômico e da alta dos juros, a massa salarial continua crescendo, o que contribui para o crescimento das vendas no acumulado de 2011.
O valor da cesta AbrasMercado, formada por 35 produtos considerados de largo consumo, como alimentos, limpeza e beleza, medido pela GfK, apresentou queda de 0,25% nos preços em maio ante abril, para R$ 299,78. Já na comparação com maio de 2010 o valor da cesta subiu 7,33%.
Os produtos com maiores quedas em maio frente a abril foram batata (-4,76%), arroz (-2,96%) e frango congelado (-2,78%). As maiores altas no período ficaram com tomate (+10,76%), extrato de tomate (+4,30) e cerveja (+3,61%). No acumulado do ano, a cesta AbrasMercado acumula queda de 2,37%.
Competição - A competição no setor de supermercados seria mantida caso uma possível fusão entre as operações brasileiras do Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar fosse realmente concretizada. Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, "uma concentração, em termos de mercado, de cerca de 30% não é nenhum bicho de sete cabeças". "Há uma concentração (de lojas do Carrefour e Grupo Pão de Açúcar) em São Paulo, mas no restante do país a situação é diferente", afirmou, em entrevista a jornalistas.
"Para o consumidor é importante ter competição, e vamos continuar competitivos", afirmou. Honda evitou fazer maiores comentários sobre a possível fusão, mas salientou que, caso a negociação seja concretizada, a entidade prestará esclarecimentos sobre a concentração do setor aos órgãos de defesa da concorrência.
Segundo a Abras, a participação das vendas das maiores empresas do setor de supermercados no Brasil, leia-se Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, passou de 40%, em 2009, para 43% no ano passado. Embora a concentração avance, ainda está longe da realidade na Europa, onde as cinco maiores redes respondem por 70% a 80% das vendas, destacou a Abras.
O aumento na concentração entre os anos de 2009 e 2010 foi impulsionado pela associação do Pão de Açúcar com a Casas Bahia. O dirigente acrescentou ainda que, excluídas as operações de bens duráveis do Pão de Açúcar, com as bandeiras da Casas Bahia e Ponto Frio, a concentração seria ainda menor. (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo