Notícias ABRAS
29/04/2011 15:39 - PanAmericano conta com supermercados para disseminar pré-pago
Por Wagner Hilário
Pelas mãos do banco PanAmericano, da MasterCard e da empresa global de soluções de pagamento Rêv, chega ao Brasil o primeiro cartão pré-pago. O diretor de cartões do PanAmericano, Eliel Teixeira de Almeida, adiantou que os supermercados terão papel fundamental na disseminação do meio de pagamento, servindo, no futuro próximo, como posto de distribuição do cartão e de recarga dele.
O objetivo do pré-pago é facilitar o acesso da população não bancarizada aos serviços do sistema bancário. Hoje, 55% dos brasileiros, segundo o Banco Central (BC), não estão bancarizados. “O índice de rejeição de pedidos de cartão de crédito no Brasil ainda é alto, cerca de 40%. O cartão pré-pago é uma alternativa para o pagamento de salários. Além disso, a transferência de recursos entre cartões pré-pagos também será possível”, diz Almeida.
A classe D/E é o alvo do PanAmericano e o sucesso do modelo pré-pago em outros lugares do mundo, mais o potencial desse mercado na América Latina e sobretudo no Brasil corroboram o ingresso do banco e da operadora de cartões MasterCard nessa empreitada. “Hoje, os cartões pré-pagos movimentam US$ 12 bilhões no mercado latino-americano, mas seu potencial estimado é de US$ 80 bilhões”, afirma o vice-presidente de produtos da MasterCard, Marcelo Tangioni.
O usuário do cartão poderá carregá-lo com no máximo R$ 3 mil por vez e R$ 6 mil por mês e debitará dele em suas compras. O cartão pode ser carregado nas 10 mil lotéricas espalhadas por todo o País e o usuário pode fazer saques nos caixas 24 horas, pelo que pagará tarifa de R$ 3,50 por operação. Para adquirir o cartão, que começa a ser distribuído neste mês de maio na sede do banco em São Paulo — em até 60 dias todas as unidades do PanAmericano o distribuirá —, o consumidor precisa pagar R$ 10,00 e apresentar o CPF, somente.
“Trabalhamos com a estimativa conservadora de emitir 500 mil cartões no primeiro ano”, afirma Almeida.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo