Notícias ABRAS
28/04/2011 13:59 - Vendas dos supermercados crescem 9,28% em março, em relação a fevereiro
Em comparação a março de 2010, o crescimento foi de 1,94%. No acumulado do trimestre teve alta de 2,79%
Em coletiva de imprensa realizada hoje, quinta-feira, 28 de abril, o presidente da Abras, Sussumu Honda (foto), anunciou que as vendas reais do setor supermercadista em março cresceram 9,28% na comparação com o mês imediatamente anterior e 1,94% em relação ao mesmo mês do ano de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Abras. No acumulado do primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta chega a 2,79%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras de março apresentou aumento de 10,14% sobre fevereiro de 2010 e alta de 8,37% em relação a março do ano anterior. Já no acumulado do trimestre as vendas cresceram 9,06%.
“O crescimento das vendas no mês de março em relação ao mês anterior se explica pelo efeito calendário, pois são 31 dias contra 28 em fevereiro. Já no acumulado, a tendência de crescimento permanece, mas com menor impacto, 2,79% em relação ao mesmo período em 2010. Resultado esperado, já que neste ano o primeiro trimestre não contou com as vendas de Páscoa, que serão contabilizadas em abril”, explica Sussumu Honda, presidente da Abras.
AbrasMercado
Na mesma coletiva, foi anunciada a pesquisa AbrasMercado, indicador analisado pela GfK e que acompanha as oscilações de preços em todo o País. Em março o Abrasmercado apresentou queda de 0,43% em relação a fevereiro. O índice IPCA/IBGE apresentou alta de +0,79%. No acumulado dos últimos doze meses, o AbrasMercado apresentou alta de 8,3%.
Os produtos com as maiores altas foram os commodities: cebola, com 22,56%; batata, com 17,94%; tomate, com 11,93% e ovo, com 4,28%. Já os produtos com as maiores quedas foram: biscoito maisena, com -4,22%; pernil, com -3,85%; feijão, com -3,53% e carne traseiro, com -3,08%.
Com exceção do Sudeste, que teve alta de 0,02% em sua cesta, todas as outras regiões pesquisadas apresentaram queda: Norte, com -1,2%; Sul, com -0,44%, Centro-Oeste, com -0,29% e Nordeste, com -0,21%.
Criado em 2001 pela GfK em conjunto com a Abras, o AbrasMercado avalia o custo de 35 categorias de produtos que compõem a cesta em todas as regiões do país.
Adequações em produtos, quantidades e marcas possibilitam avaliar a cesta de acordo com hábitos de consumo específicos de cada região.
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

