Notícias ABRAS
01/03/2011 15:23 - Abras lança Cadastro Nacional de Produtos,em parceria com a GS1 Brasil
O lançamento do GDSN - Rede Global de Sincronização de Dados / Cadastro Nacional de Produtos, uma tecnologia inovadora resultado da parceria entre a GS1 Brasil, a Abras e o Carrefour (responsável pelo projeto piloto) aconteceu agora à tarde durante o Supermeeting Líderes de Vendas, na sede da Abras em São Paulo.
Para o presidente da Abras, Sussumu Honda, que abriu o evento, a padronização de dados vai agregar muitos ganhos ao setor supermercadista brasileiro.
Segundo ele, é uma inovação tecnológica que proporcionará agilidade nos processos e a diminuição de erros provocados por divergências entre os sistemas dos varejistas e fornecedores. “Esta solução desenvolvida pela GS1 vai dar precisão e segurança às transações, na medida em que indústria, atacado e varejo passem a trabalhar com as mesmas especificações de produtos, evitando enganos e distorções”, avalia Honda. Especialistas
Durante apresentação do diretor da GS1 Brasil, Roberto Matsubayashi, e do Gerente de Organização e Processos do Carrefour, Paulo Crapina, ficaram claros os ganhos que o sistema oferece para supermercadistas, fornecedores e consumidores.
Entre os ganhos a serem obtidos com a padronização/sincronização de dados estão: diminuição da falta de produtos nas gôndolas (ruptura); redução do tempo de cadastro de novos itens; queda de litígios com fornecedores e redução do tempo de recebimento de pedidos, entre outros.
"Todo mundo vai poder sincronizar os dados, seja por um sistema próprio, seja pela Web", diz Paulo Crapina, destacando que o GDSN é uma tecnologia acessível para grandes e pequenas empresas do setor. "Por 24 horas, todos os dias, durante todo o ano, o seu cadastro vai estar sincronizado com os dados do seu fornecedor", disse o especialista do Carrefour. "Portanto, estará sincronizado com os mesmos dados usados em todo o mundo, porque é um sistema global."
Saiba mais sobre o GDSN
O GDSN, Sincronização Global de Dados, em português, tem como objetivo o alinhamento e a sincronização de dados dos produtos para aumentar a eficiência das transações comerciais.
O ponto de partida é a adesão do setor produtivo, responsável pelo fornecimento de informações e especificações precisas dos itens que fabrica para que sejam formatados e repassados ao mercado de forma clara e segura.
A compatibilidade global será garantida pela GS1, que fornecerá as regras de uso para todos os parceiros comerciais que desejarem intercambiar seus dados sobre o produto.
Ferramenta mundial
A GS1 Brasil é uma associação sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pela padronização de processos de logística e rastreabilidade na cadeia de suprimentos e demanda. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos para o varejo, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de saúde, transporte e logística.
A organização brasileira tem 55 mil associados no país e faz parte do Conselho de Administração da GS1 Global, que é composto por importantes líderes e dirigentes de multinacionais, varejistas, fabricantes e representantes regionais da associação.
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

