Notícias ABRAS
05/01/2011 18:25 - Walmart adota nova política de preços
Por Wagner Hilário
O maior varejista do mundo começa a colocar em prática efetivamente a filosofia de negócio que desde sempre praticou nos Estados Unidos e que persegue há quinze anos no Brasil: o Preço Baixo Todo Dia (PBTD). Desde a sua chegada ao mercado brasileiro, a empresa procura praticar o menor preço, mas sem romper com o modelo de varejo tradicional do País, conhecido como high-low, preços ora altos, ora baixos (calcado em promoções pontuais).
A partir de amanhã, 6 de janeiro, porém, dois mil itens terão seus preços reduzidos entre 5% e 20%. Nas semanas seguintes, novas ondas de redução serão feitas até que todos os produtos de todas as lojas do grupo estejam contemplados, o que acontecerá, segundo o presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha, em menos de seis meses.
“Não é uma promoção com prazo de validade. É uma mudança de modelo e de política de preço que só será alterado (depois das reduções a serem realizadas amanhã), quando houver alguma oscilação que não nos permita compensar na margem”, afirma Samaha, que faz questão de esclarecer que as reduções na margem serão um esforço realizado pelo Walmart e pelos fornecedores, mas que a ideia é recompensar esse esforço com aumento significativo do volume vendido. “Os fornecedores, em sua maioria, estão aderindo ao nosso novo modelo.”
Samaha afirma que a iniciativa beneficia todos. “O cliente pagará menos, o Walmart venderá mais e o fornecedor, além de vender mais, poderá programar melhor sua produção e trabalhar melhor a redução de seus custos, até porque não haverá ações promocionais pontuais.” Ou seja, o fornecedor terá seu planejamento facilitado.
A adoção integral do modelo Preço Baixo Todo Dia (PBTD) não se deu antes, essencialmente por dois fatores. “Precisávamos nos adaptar e dar uma mostra do que ele significa para o consumidor brasileiro. Além disso, crescemos no País organicamente e por aquisições. Compramos empresas que eram maiores do que o Walmart à época e que traziam sua bagagem, sua tradição. Não mudaríamos isso do dia para a noite. Mas ainda assim implantamos estratégias como o ‘Cobrimos o preço na hora no caixa sem burocracia’, o que continuaremos a fazer, mesmo agora, depois da adesão ao PBTD.”
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

