Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

05/01/2011 18:25 - Walmart adota nova política de preços

Por Wagner Hilário

 

O maior varejista do mundo começa a colocar em prática efetivamente a filosofia de negócio que desde sempre praticou nos Estados Unidos e que persegue há quinze anos no Brasil: o Preço Baixo Todo Dia (PBTD). Desde a sua chegada ao mercado brasileiro, a empresa procura praticar o menor preço, mas sem romper com o modelo de varejo tradicional do País, conhecido como high-low, preços ora altos, ora baixos (calcado em promoções pontuais).

 

A partir de amanhã, 6 de janeiro, porém, dois mil itens terão seus preços reduzidos entre 5% e 20%. Nas semanas seguintes, novas ondas de redução serão feitas até que todos os produtos de todas as lojas do grupo estejam contemplados, o que acontecerá, segundo o presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha, em menos de seis meses.

 

“Não é uma promoção com prazo de validade. É uma mudança de modelo e de política de preço que só será alterado (depois das reduções a serem realizadas amanhã), quando houver alguma oscilação que não nos permita compensar na margem”, afirma Samaha, que faz questão de esclarecer que as reduções na margem serão um esforço realizado pelo Walmart e pelos fornecedores, mas que a ideia é recompensar esse esforço com aumento significativo do volume vendido. “Os fornecedores, em sua maioria, estão aderindo ao nosso novo modelo.”

 

Samaha afirma que a iniciativa beneficia todos. “O cliente pagará menos, o Walmart venderá mais e o fornecedor, além de vender mais, poderá programar melhor sua produção e trabalhar melhor a redução de seus custos, até porque não haverá ações promocionais pontuais.” Ou seja, o fornecedor terá seu planejamento facilitado.

 

A adoção integral do modelo Preço Baixo Todo Dia (PBTD) não se deu antes, essencialmente por dois fatores. “Precisávamos nos adaptar e dar uma mostra do que ele significa para o consumidor brasileiro. Além disso, crescemos no País organicamente e por aquisições. Compramos empresas que eram maiores do que o Walmart à época e que traziam sua bagagem, sua tradição. Não mudaríamos isso do dia para a noite. Mas ainda assim implantamos estratégias como o ‘Cobrimos o preço na hora no caixa sem burocracia’, o que continuaremos a fazer, mesmo agora, depois da adesão ao PBTD.”

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s

Veja mais >>>