Notícias ABRAS
20/10/2010 12:22 - Diretor do Walmart Brasil no Nordeste prevê crescimento do formato atacarejo
Por Roberto Carlessi
De João Pessoa, Paraíba
A Associação Paraibana de Supermercados (ASPB) abriu ontem, 18 de outubro, a 6ª Consuper, em João Pessoa, com apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad).
Antes da abertura oficial, o diretor de operações de Supermercados do Walmart Brasil para o Nordeste, Sérgio Rogério Macedo, apresentou a palestra “Tendências do Varejo no Brasil”. Falando do cenário atual, o executivo apontou o crescimento do chamado “atacarejo”, loja que mescla os formatos de varejo e atacado. “O cenário atual é muito claro: o consumo das classes C, D e E está em franca expansão, favorecendo o crescimento do formato atacarejo e também de lojas de conveniência. Esse crescimento ocorre porque há maior oferta de crédito e de parcelamento de compras sem juros”, afirmou Macedo.
Na sua palestra, o diretor do Walmart falou da trajetória da rede, que chegou ao País em 1995 e no ano passado faturou R$ 19,7 bilhões, ocupando a terceira posição do Ranking Abras 2010.
A consolidação das operações da empresa no Brasil começou efetivamente a partir de 2004, com a compra da rede Bom Preço, do Nordeste. Em 2005, comprou as operações da rede portuguesa Sonae, que atuava no Sul e no Sudeste, e hoje está presente em 16 estados brasileiros com as bandeiras Big (hipermercados), Bom Preço e Todo Dia (lojas de vizinhança), e os formatos atacarejo Maxxi e Sam´s Club.
Com operações em 16 países, em 2009 faturou mais de 400 bilhões de dólares em suas 8,5 mil lojas e empregou diretamente 2 milhões de pessoas.
Brevemente, a multinacional deverá iniciar operações na África do Sul.
Há pouco mais de dois anos, a Walmart Brasil iniciou suas vendas pela internet. Hoje já tem cadastrados mais de 2 milhões de clientes nesse formato e seu site recebe mais de 7 milhões de visitas de internautas por mês.
No Nordeste, inaugurou em Salvador, Bahia, um novo formato de loja que agrega serviços para a população em parceria com órgãos governamentais. Esse projeto-piloto também contempla clínicas médicas, banco popular e emissão de documentos.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo