Notícias ABRAS
16/09/2010 15:10 - RFID é um sonho próximo da realização
Por Wagner Hilário
Um dos maiores especialistas em RFID do mundo, o professor e pesquisador da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos (EUA), Bill Hardgrave, proferiu a penúltima palestra da 44ª Convenção Abras. O tema foi justamente RFID e, se há muito se fala da tecnologia aplicada ao varejo, mais do que nunca essa possibilidade é real e próxima.
De acordo com Hardgrave, a expectativa é que a tecnologia seja incorporada pelos supermercados norte-americanos em sete ou 10 anos. “O Brasil tem sido muito ágil em incorporar tecnologias vindas de fora, sobretudo dos EUA, e acredito que não leve mais de um ano, após sua implantação, para chegar ao Brasil”, afirmou.
Hardgrave abriu a palestra contando a história da tecnologia, dos primórdios — ela começou a ser pensada há duas décadas, mas só passou a ser efetivamente desenvolvida há uma década — até hoje. O pesquisador garantiu que os testes realizados durante todos esses anos deixaram clara a viabilidade da incorporação da tecnologia pelo setor, mas disse também que nem todos os produtos poderão dispor da ferramenta num primeiro momento. “As empresas precisam ponderar onde o RFID é realmente válido. Deverão avaliar com bastante critério, para aproveitá-lo ao máximo.”
O palestrante falou que o RFID incide sobre a acuidade de estoque. Ou seja, ele permite um controle muito mais preciso, despendendo menos tempo e reparando uma porção de falhas de operação decorrentes da imprecisão no controle de estoque, como ruptura, prevenção de perdas e gestão de mudanças de preço, e contribui para maior eficiência na realização de promoções.
Hardgrave apresentou uma porção de dados sobre os ganhos proporcionados ao supermercado por meio da tecnologia; dados colhidos na prática, já que os estudos foram feitos em parceria com grandes companhias do setor, como Walmart e Metro.
A esses dados você terá acesso na edição de outubro de SuperHiper.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo