Notícias ABRAS
16/09/2010 09:52 - Saber precificar é mais simples do que se imagina
Por Roberto Carlessi
A correta precificação garante os lucros das empresas e é um poderoso atributo para o crescimento rápido e sustentável delas. Agora, para atingir os melhores resultados é preciso estar atento ao valor que o cliente demonstra ter pela empresa, seus serviços e seus produtos, e não necessariamente aos preços praticados por ela, mesmo em situações de elevada concorrência.
Em palestra realizada na 44ª Convenção da Abras, em Campinas, interior paulista, o professor Rafi Mohammed, diretor da Simon-Kucher & Partners, consultoria internacional especializada em estratégias de precificação, mostrou que aumentos de 1% no preço dos produtos, acima da média da concorrência, pode gerar aumentos de 45% ou mais no lucro das empresas.
“Na precificação, pequenas atitudes podem resultar em excelentes resultados. As empresas devem montar suas estruturas de comercialização com base na precificação e não em seus custos, desenvolvendo técnicas, produtos e serviços que passem percepção de valor para os consumidores. Quando eles percebem esses valores, o preço certamente não será o principal elemento que o fará comprar ou não em determinada loja”, explicou Mohammed.
Enfim, para precificar de forma a manter suas margens elevadas, o varejista precisa ter muito bem definido qual é o valor de seu produto, a razão pela qual o consumidor compra em sua loja e definir com clareza o que é esse valor.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo