Notícias ABRAS
15/09/2010 16:48 - Palestra de Bensaou fala da gênese da inovação
Por Wagner Hilário
Professor de universidades como Harvard e consultor de megacorporações asiáticas, europeias e norte-americanos, Ben M. Bensaou deu um banho ao falar da estratégia do Oceano Azul. “Oceano Azul aqui quer dizer oceanos de inovações. Parem para pensar quantas boas ideias não surgem nas cabeças das pessoas de todo o mundo ao longo de um só dia. São toneladas de ideias, nem todas boas, mas muitas boas ideias passam silentes, não vêm à tona e oportunidades de sucesso e muito dinheiro se perdem”, afirma.
Oceano Azul seria justamente o estágio em que a empresa ou a pessoa consegue perceber o valor da ideia inovadora para o mundo, pô-la em prática e colher os frutos. No caso de uma empresa, ganhar muito dinheiro e adquirir notoriedade. Mas como mergulhar ou vislumbrar o Oceano Azul? Ele contou também e revelou os passos necessários para se alcançar esse mar de bonança, que não é sem fim (falaremos dos passos, um a um, na edição de outubro de SuperHiper).
De acordo com ele, a premissa para uma empresa chegar ao Oceano Azul é a criação de um ambiente corporativo de estímulo à inovação. Como? Ouvindo todos da empresa, sem distinção de cargos e sem preconceitos de pontos de vista. “Todos podem ser inovadores e tudo pode ser inovado. Mas para isso, devem ser criadas condições para que a inovação não seja apenas fato, mas hábito. Ser inovador é sistematicamente buscar novas ideias que criam valor para os clientes e, por consequência, para sua empresa. E isso só é possível numa empresa quando os líderes dão espaço para que os demais colaboradores digam o que pensam, revelem suas ideias.”
Segundo Bensaou, a maior barreira para a inovação é o modelo mental das próprias pessoas. Você é o maior inimigo das suas ideias inovadoras. Assim, o líder de uma empresa tende a ser o maior inimigo das boas ideias surgidas dentro da corporação que lidera.
“Para inovar, é preciso romper com o modelo mental que você tem e cultiva, é necessário pensar fora da ‘caixa’ — modelo mental —, a resposta está fora da ‘caixa’. E como se faz isso no caso de uma empresa? Grosso modo, pense como se fosse o cliente. Antes é importante que você compreenda a ‘caixa’ ao máximo. Depois, ponha-se no lugar do cliente e veja o que ele quer do seu produto e da sua empresa”, afirma Bensaou.
Leia mais em SuperHiper de outubro.

Veja mais >>>
07/08/2025 09:02 - Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS propõe plano anticrise para blindar economia dos efeitos do tarifaço24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta
24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor