Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

15/09/2010 16:48 - Palestra de Bensaou fala da gênese da inovação

Por Wagner Hilário

 

 

Professor de universidades como Harvard e consultor de megacorporações asiáticas, europeias e norte-americanos, Ben M. Bensaou deu um banho ao falar da estratégia do Oceano Azul. “Oceano Azul aqui quer dizer oceanos de inovações. Parem para pensar quantas boas ideias não surgem nas cabeças das pessoas de todo o mundo ao longo de um só dia. São toneladas de ideias, nem todas boas, mas muitas boas ideias passam silentes, não vêm à tona e oportunidades de sucesso e muito dinheiro se perdem”, afirma.

 

Oceano Azul seria justamente o estágio em que a empresa ou a pessoa consegue perceber o valor da ideia inovadora para o mundo, pô-la em prática e colher os frutos. No caso de uma empresa, ganhar muito dinheiro e adquirir notoriedade. Mas como mergulhar ou vislumbrar o Oceano Azul? Ele contou também e revelou os passos necessários para se alcançar esse mar de bonança, que não é sem fim (falaremos dos passos, um a um, na edição de outubro de SuperHiper).

 

De acordo com ele, a premissa para uma empresa chegar ao Oceano Azul é a criação de um ambiente corporativo de estímulo à inovação. Como? Ouvindo todoBens44s da empresa, sem distinção de cargos e sem preconceitos de pontos de vista. “Todos podem ser inovadores e tudo pode ser inovado. Mas para isso, devem ser criadas condições para que a inovação não seja apenas fato, mas hábito. Ser inovador é sistematicamente buscar novas ideias que criam valor para os clientes e, por consequência, para sua empresa. E isso só é possível numa empresa quando os líderes dão espaço para que os demais colaboradores digam o que pensam, revelem suas ideias.”

 

Segundo Bensaou, a maior barreira para a inovação é o modelo mental das próprias pessoas. Você é o maior inimigo das suas ideias inovadoras. Assim, o líder de uma empresa tende a ser o maior inimigo das boas ideias surgidas dentro da corporação que lidera.

 

“Para inovar, é preciso romper com o modelo mental que você tem e cultiva, é necessário pensar fora da ‘caixa’ — modelo mental —, a resposta está fora da ‘caixa’. E como se faz isso no caso de uma empresa? Grosso modo, pense como se fosse o cliente. Antes é importante que você compreenda a ‘caixa’ ao máximo. Depois, ponha-se no lugar do cliente e veja o que ele quer do seu produto e da sua empresa”, afirma Bensaou.

 

Leia mais em SuperHiper de outubro.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>