Notícias ABRAS
17/08/2010 16:51 - KantarWorldPanel aborda o futuro em evento
A Kantar WorldPanel (ex-LatinPanel) realizou nesta manhã (17/08), em São Paulo, o evento “O futuro do País do futuro” e comemorou 25 anos de atuação no mercado brasileiro. Na ocasião, a diretora para América Latina, Sônia Bueno, apresentou oficialmente ao mercado seu novo presidente para a unidade Brasil, Carlos Cotos.
Nas palestras foram discorridos os acontecimentos dos últimos 25 anos, o consumo de hoje e as oportunidades do amanhã. Foram mostrados dados da economia brasileira comparados aos de outros países, destacada a entrada das classes C, D e E no consumo de categorias que remetem a conveniência, saudabilidade, etc., e apresentadas importantes dicas de oportunidades para a indústria e o varejo, concluindo que o consumidor se mantém o mesmo. "Precisa comprar e consumir, mas o que muda é o seu comportamento e isso é o que deve ser analisado pelo mercado", aconselhou Cotos.
Além de mostrar o que diversos tipos de consumidores querem e como mudam seu comportamento, o presidente destacou cinco temas referentes ao futuro para que os profissionais tanto da indústria como do varejo fiquem atentos.
O primeiro deles foi o “Peso da demografia”, pois entre os anos de 2010 e 2020 o País terá sua maior capacidade produtiva o que é definido como um momento único. "Passaremos pela revolução genética. Em 2020 a expectativa de vida estará acima dos 81 anos e haverá a inversão da pirâmide. A população será mais adulta", afirmou.
Na sequência, Cotos destacou a “Globalização”. O Oriente passará a influenciar ainda mais o Ocidente. O mundo estará menor, com diversidades culturais muito fortes e o Brasil, se aproveitar bem, será a vitrine, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
O terceiro ponto abordado foram as “Redes”, tudo estará dentro da casa das pessoas, influenciando ainda mais as compras, a comunicação e os relacionamentos. Os “Valores” também estarão em pauta. Após décadas de individualismo e materialismo, os consumidores já buscam marcas que tenham valores sociais, de responsabilidade, sustentabilidade e isso estará ainda mais presente. Por fim, no quinto ponto citado, Cotos disse que as emoções estarão em alta e chama esse tópico de “À flor da pele”. O ser estará acima do ter. Por isso, as pessoas buscarão muito mais credibilidade nas marcas, serão intolerantes aos clichês e mais consistentes em suas ações.
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

