Notícias ABRAS
08/06/2010 17:46 - Cielo “passará” cartões MasterCard
Por Wagner Hilário
Cielo e MasterCard anunciaram hoje (08/06) que a partir de 1º de julho os cartões da bandeira MasterCard serão aceitos pelas máquinas da Cielo, o que até então não ocorria. Durante muito tempo, a Cielo, antiga Visanet, operava com exclusividade os cartões da bandeira Visa, enquanto a Redecard operava os cartões da bandeira MasterCard.
O fato é que com a mudança nas regras do mercado de cartões de pagamento, que também entram em vigor a partir de 1º de julho, todas as redes adquirentes, como Cielo, Redecard, Amex e outras, que antes funcionavam quase como representantes exclusivas de bandeiras, já que na máquina da Redecard só se passavam cartões MasterCard e nas da Cielo, Visa, poderão operar multibandeiras.
O presidente da Cielo, Rômulo Dias, afirmou que o nome da empresa não foi alterado, ainda no ano passado, por acaso. “Cielo quer dizer céu em italiano e em espanhol e representa, para nós, abrangência. Firmando essa parceria com a MasterCard, reiteramos esse conceito. Queremos prover os lojistas de uma máquina não só produtiva, mas capaz de processar inúmeros cartões. Queremos prover uma máquina que atenda todas as suas necessidades.”
A Cielo é o maior credenciador do País. Segundo Dias, em 2009, o volume financeiro de transações realizadas pela companhia somou R$ 214 bilhões. Só no primeiro trimestre de 2010, a movimentação chegou a R$ 59 bilhões, crescimento de 23,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, a empresa tem 1,7 milhão de estabelecimentos credenciados, dos quais 380 mil conquistados nesses primeiros meses de 2010.
Para o presidente da MasterCard Brasil, Gilberto Caldart, a possibilidade de as redes adquirentes trabalharem com inúmeras bandeiras é um avanço para a indústria de cartões, pois, mesmo indiretamente, contribui para a massificação dos meios eletrônicos de pagamento.
“Essa indústria já apresentava crescimentos expressivos, mas quando os credenciadores deixam de ser exclusivos de algumas bandeiras e passam a operar todas, também passam a oferecer serviços diferenciados e se tornam mais atrativas a comerciantes que antes não trabalhavam com cartões ou que só trabalhavam com uma bandeira porque trabalhar com duas não lhes parecia viável. Esse ganho de volume é fruto do aumento da concorrência resultante das novas regras”, diz o presidente da MasterCard.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo