Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

20/05/2010 11:59 - Americanos economizam e buscam alimentação saudável

Por Flávio Tayra, dos EUA

A grande recessão mudou o comportamento do consumidor americano. Segundo a pesquisa Trends 2010 do FMI (Food Marketing Institute), pela terceira vez consecutiva o total gasto pelo consumidor americano na compra de alimentos (em todos os formatos do varejo) apresentou redução. Na comparação do primeiro trimestre de 2010 diante do mesmo período do ano anterior, a queda foi de 6,2%. Além de estar gastando menos, o consumidor americano busca também economizar tempo, barganha mais e chega à loja com muito mais informações sobre especificações do produto e preços.

Fminota

FMIShow mostra as tendências do varejo americano

 

A pesquisa do FMI, divulgada no FMIShow 2010 em Las Vegas este mês, mostra que 52% dos compradores americanos estão gastando menos, mas procuram valor no que compram. Para isso, 77% deles utilizam listas de compras e dentre estes 77% compram somente os produtos que constam de tal lista. Antes de ir às compras, 23% checam websites para conferir os preços que estão sendo praticados pelas lojas. Os preços baixos representam a principal razão para a escolha de uma loja, seguido pela qualidade dos seus produtos perecíveis (dentre estes, 77% preferem os produtos locais por conta de seu maior frescor).

Além de preço, 62% dos consumidores americanos buscam uma alimentação mais saudável. Para 45% dos “shoppers” (consumidor-comprador), existe a preocupação sobre o conteúdo nutricional da comida que é comprada nos supermercados, número similar ao de 2009, mas que em 2006 era de apenas 32%.

Os consumidores frequentam mais os supermercados em detrimento dos restaurantes. Com a crise, 96% dos consumidores passaram a preparar mais comida em casa, abrindo espaço para as vendas dos supermercados. Complementando esse dado, o levantamento mostra que 68% dos consumidores declararam que estão comendo fora com menos frequência e 85% deles fazem comida em casa pelo menos três vezes por semana. Antes da recessão, esse número era de 78%.

 

Fminota2

Consumidor busca alimentação saudável

Resta saber se essas mudanças são fruto apenas do momento de crise ou se elas se constituirão realmente numa tendência para os próximos anos? Segundo a pesquisa Trends 2010, a resposta a esta questão moldará o futuro da indústria de alimentos e do varejo americano.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>