Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

13/05/2010 12:16 - Comércio eletrônico é foco do Grupo Pão de Açúcar

Eneas Pestana, presidente do grupo, disse ontem que o grupo que pretende faturar R$ 2 bilhões este ano com o comércio online. Falando de futuro do comércio e do avanço da tecnologia, disse, com muita simplicidade e franqueza, que as vendas on line prejudicam os supermercados, “porque o melhor é ter o cliente na loja” para incentivar as compras por impulso. “Mas o avanço da tecnologia é uma realidade.” Portanto, o aumento das vendas on line faz parte do futuro do varejo. Em todo o ano passado o comércio on line faturou R$ 10,6 bilhões no País, crescimento de 30% em relação a 2008, segundo o e-bit.

As declarações de Pestana foram dadas durante palestra que aconteceu ontem no Congresso da Associação Paulista de Supermercados, Apas 2010. O vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlem, também falou sobre o avanço do uso da tecnologia e a importância do comércio on line, citando que 92% dos consumidores já pesquisam na WEB antes de ir comprar, especialmente itens de eletroeletrônicos, e que 63% registram suas opiniões.

RFID em teste

Pestana, muito simpático e descontraído, disse para uma platéia lotada de proprietários e executivos do setor que o uso da tecnologia de radiofrequência RFID também é a tendência, mas hoje ainda encontra limitadores e não é, portanto, uma solução viável para uso em muitas lojas. “O preço de etiquetas, antenas etc. ainda é muito alto e também há questões de segurança e de privacidade ainda não resolvidas.” De qualquer forma, o presidente do grupo Pão de Açúcar deixou claro que os investimentos pesados em tecnologia vão continuar, inclusive com a tecnologia RFID (em que o grupo é pioneiro no desenvolvimento de projetos, com lojas como as do Pão de Açúcar Market Place e Iguatemi, esta última considerada modelo).

Hoje várias indústrias e redes de varejo estão investindo nessa nova tecnologia de RFID, que substitui as etiquetas com códigos de barra por etiquetas eletrônicas. No setor de supermercados, além do Pão de Açúcar, com lojas-piloto em São Paulo e Brasília, a Coop, da região do Grande ABC, em São Paulo, e a rede Jaú Serv, de Bauru, com uma loja, já têm lojas que utilizam essa tecnologia. Mas outras redes estão investindo em pilotos, como Savegnago, do interior paulista, e Sonda, com lojas na Capital.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>