Notícias ABRAS
16/03/2010 16:23 - Carrefour de Piracicaba elimina oferta de sacolas plásticas
Por Roberto Carlessi
A unidade Carrefour de Piracicaba, cidade distante 156 km de São Paulo, não oferece mais sacolas plásticas tipo camiseta para seus clientes e consumidores. Em evento realizado ontem, 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, a rede de origem francesa reuniu a imprensa, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; o presidente da Unilever Brasil, Kees Kruythoff; o presidente da Pepsico Brasil, Olivier Weber; o presidente da Diageo Brasil, Alexandre Louro; o presidente do Carrefour Brasil, Jean Marc Pueyo, e o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, para anunciar sua nova ação de sustentabilidade.
Em seu discurso, Pueyo explicou que o Carrefour Brasil tem o compromisso de melhorar as relações de consumo, aumentar a eficiência da cadeia de produção e contribuir para preservar o meio ambiente ou desonerá-lo, a exemplo do que acontece em vários países europeus.
O ministro Carlos Minc disse que a ação do Carrefour contribui para tornar o consumidor mais consciente sobre sua responsabilidade pela preservação ambiental.
“Há dois anos eram consumidos 18 bilhões de sacolas plásticas no Brasil. Com campanhas como a Saco é um Saco e outras ações do MMA em conjunto com associações de classe, como a Abras, e lideranças da sociedade, só nos sete primeiros meses do ano passado a oferta de sacolas plásticas já foi reduzida em 600 milhões de unidades”, disse o ministro.
A unidade Piracicaba recebe em média 4 mil clientes por dia, e cada um deles recebia, até ontem, cerca de cinco sacolas para transportar suas compras. Num cálculo básico, explica o diretor de sustentabilidade do Carrefour, Paulo Pianez, somente essa loja vai contribuir para que cerca de 6 milhões de sacolas plásticas deixem de ser descartadas por ano no meio ambiente.
A ação iniciada nessa loja gradualmente deverá ser implantada nas lojas Carrefour de todo o País. Agora, ao invés das sacolas plásticas, os consumidores da loja de Piracicaba vão utilizar sacolas retornáveis, próprias ou compradas na loja por um preço simbólico, e caixas de papelão para transportar mercadorias até o carro e dele para casa.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo