Notícias ABRAS
29/09/2009 19:37 - Volume de vendas do setor cresce 2,2%
por Wagner Hilário
Se o faturamento do setor cresce acima das expectativas, o volume de vendas não fica atrás. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (29/set.), Sussumu Honda, presidente da Abras, divulgou estudo sobre o desempenho do volume de vendas do setor neste ano.
De janeiro a agosto, conforme os dados do estudo realizado pela Nielsen, o volume de vendas dos supermercados apresentou expansão de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado, desempenho puxado, sobretudo, pelas cestas de bebidas alcoólicas, não-alcoólicas e de perecíveis.
As bebidas alcoólicas, que respondem por 9,6% do faturamento dos supermercados, apresentaram expansão de 6% nas vendas. A cesta de bebidas não-alcoólicas teve incremento de 5% e a de perecíveis, de 4,9%. O fato é que, das cestas representativas, com exceção de mercearia salgada — com queda de 0,1% —, todas apresentaram aumento no volume de vendas.
“O desempenho bom dos perecíveis é um indicador significativo da melhora no mercado interno. Mostra que os consumidores têm optado por itens de uma cesta cujo valor agregado é maior, geralmente, do que a cesta de mercearia salgada, por exemplo, em que constatamos certa estabilidade”, argumentou o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Entre os formatos de supermercados, os que dispõem de 20 a 49 check-outs — em sua maioria os hipermercados compactos — tiveram o melhor desempenho até a metade do ano, com 10,5% de crescimento no volume de vendas. Bons números também entre os supermercados de 5 a 9 check-outs, com expansão no volume de vendas de 6,1%.
“A tendência hoje são os grandes hipermercados se tornarem mais compactos, para que sejam construídos nos bairros e tenham melhor desempenho de vendas. Em contrapartida, os pequenos supermercadistas de bairros, diante de um consumidor cuja renda aumenta ano a ano e que se tornam cada vez mais exigentes quanto ao sortimento, são obrigados a aumentar o mix de produtos e ampliar suas lojas para agradarem os consumidores”, disse Sussumu, justificando o excelente desempenho dos formatos com 20 a 49 check-outs e 5 a 9 check-outs, respectivamente.
Dentre as regiões em que se verificou melhor desempenho no volume de vendas, destaque para o Nordeste e para os principais centros urbanos do País, Grande Rio de Janeiro e Grande São Paulo. O Nordeste, do Ceará à Bahia, elevou suas vendas em 5,7%. Já os supermercados do Grande Rio de Janeiro e da Grande São Paulo elevaram o volume de suas vendas em 6,2% e 4,5%, respectivamente.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo