Notícias ABRAS
29/09/2009 19:37 - Volume de vendas do setor cresce 2,2%
por Wagner Hilário
Se o faturamento do setor cresce acima das expectativas, o volume de vendas não fica atrás. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (29/set.), Sussumu Honda, presidente da Abras, divulgou estudo sobre o desempenho do volume de vendas do setor neste ano.
De janeiro a agosto, conforme os dados do estudo realizado pela Nielsen, o volume de vendas dos supermercados apresentou expansão de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado, desempenho puxado, sobretudo, pelas cestas de bebidas alcoólicas, não-alcoólicas e de perecíveis.
As bebidas alcoólicas, que respondem por 9,6% do faturamento dos supermercados, apresentaram expansão de 6% nas vendas. A cesta de bebidas não-alcoólicas teve incremento de 5% e a de perecíveis, de 4,9%. O fato é que, das cestas representativas, com exceção de mercearia salgada — com queda de 0,1% —, todas apresentaram aumento no volume de vendas.
“O desempenho bom dos perecíveis é um indicador significativo da melhora no mercado interno. Mostra que os consumidores têm optado por itens de uma cesta cujo valor agregado é maior, geralmente, do que a cesta de mercearia salgada, por exemplo, em que constatamos certa estabilidade”, argumentou o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Entre os formatos de supermercados, os que dispõem de 20 a 49 check-outs — em sua maioria os hipermercados compactos — tiveram o melhor desempenho até a metade do ano, com 10,5% de crescimento no volume de vendas. Bons números também entre os supermercados de 5 a 9 check-outs, com expansão no volume de vendas de 6,1%.
“A tendência hoje são os grandes hipermercados se tornarem mais compactos, para que sejam construídos nos bairros e tenham melhor desempenho de vendas. Em contrapartida, os pequenos supermercadistas de bairros, diante de um consumidor cuja renda aumenta ano a ano e que se tornam cada vez mais exigentes quanto ao sortimento, são obrigados a aumentar o mix de produtos e ampliar suas lojas para agradarem os consumidores”, disse Sussumu, justificando o excelente desempenho dos formatos com 20 a 49 check-outs e 5 a 9 check-outs, respectivamente.
Dentre as regiões em que se verificou melhor desempenho no volume de vendas, destaque para o Nordeste e para os principais centros urbanos do País, Grande Rio de Janeiro e Grande São Paulo. O Nordeste, do Ceará à Bahia, elevou suas vendas em 5,7%. Já os supermercados do Grande Rio de Janeiro e da Grande São Paulo elevaram o volume de suas vendas em 6,2% e 4,5%, respectivamente.
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

