Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

24/09/2009 18:32 - Empresários veem Brasil forte hoje e daqui cinco anos

Por Wagner Hilário

 

 

“O Brasil hoje e daqui cinco anos” foi o tema do painel setorial que encerrou a 43º Convenção Abras. Com a presença dos presidentes da Nestlé, Ivan Zurita; da Ambev, João Castro Neves; do Itaú-Unibanco, Roberto Setubal; da GS1, Sérgio Ribinik, e da Abras, Sussumu Honda, o painel corroborou a tese com que o evento fora aberto, dois dias antes: o País está no caminho certo, e se depender dos executivos máximos das empresas o futuro será ainda melhor do ponto de vista econômico, do que tem sido o presente, mesmo com a crise financeira internacional.

 

“Quando projetamos 2009, vivíamos um momento muito negativo. Contudo, como havíamos feito inúmeras inovações, acreditamos que, mesmo com o cenário adverso, seríamos capazes de fazê-las emplacar por meio de investimento em força e estratégia de vendas. O resultado dessa confiança é que vimos de dois trimestres de crescimento”, informou João Castro Neves. De acordo com ele, em volume, as vendas de cerveja no primeiro semestre cresceram 11,9% em faturamento e 7,3% em volume. Em refrigerantes, a expansão foi de 9,9% em volume e de 15,5% em receita no mesmo período. “Diante disso e do que temos visto no País, as expectativas para os próximos anos são bastante otimistas.”

 

O segundo a falar no painel setorial foi Sérgio Ribinik, que fez questão de enfatizar a necessidade de tornar a integração produtiva entre os elos da cadeia de suprimento mais eficientes. “É fato que os padrões facilitam as interseções entre os elos da cadeia e que o aumento da produtividade e do crescimento passam por esse caminho. Vemos avanços nesse sentido, mas ainda há muito a ser feito e a adesão dos parceiros comerciais é fundamental”, disse Ribinik.

 

Depois foi a vez de Roberto Setubal, que retomou o tema crise e as razões que levaram o País a ser menos afetado do que a maioria das nações. Resumidamente, Setubal disse que, em primeiro lugar, o Brasil não teve papel central na crise. Segundo, tomou todas as medidas macroeconômicas necessárias para que o impacto fosse o menor possível e, em terceiro, tem um mercado interno muito vigoroso e heterogêneo. A exemplo dos demais, também se mostrou bastante otimista quanto ao futuro, ao futuro do mercado interno e da sua empresa, que tem planos de expansão para além das fronteiras brasileiras.

 

Ivan Zurita, da Nestlé, trouxe números para ilustrar o bom desempenho da Nestlé no ano de crise e também traçou projeções para lá de otimistas acerca das vendas da companhia no Brasil para os próximos cinco anos. De acordo com ele, a Nestlé planeja faturar, até o fim de 2012, duas vezes mais do que fatura hoje. Ou seja, a empresa deve sair de R$ 15 bilhões para R$ 30 bilhões nesse período. Só neste ano, a companhia espera crescer 10%. “Para atingirmos nossos objetivos, precisaremos muito da ajuda dos nossos parceiros e vocês seguramente são nossos grandes parceiros.”

 

O painel foi finalizado pelo presidente da Abras, que agradeceu a presença dos palestrantes e reforçou que o principal intuito de qualquer iniciativa empreendida pelos supermercados e as indústrias é satisfazer os anseios dos clientes, sem os quais nenhum negócio é próspero. “É nesse sentido que temos de centrar nossas forças, visando, entre outras coisas, reduzir o custo do trade”, conclui. (A cobertura completa este fórum e de toda a 43ª Convenção Abras estará na edição de outubro da revista SuperHiper).      

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>