Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/09/2009 19:44 - Decisão de compra é tema da quarta palestra da Convenção Abras

Por Wagner Hilário

 

A última palestra do segundo dia de Convenção Abras, intitulada Comportamento do Novo Consumidor, também poderia chamar-se Como Nascem as Decisões de Compra. O professor universitário de economia, Dan Ariely, uma das maiores autoridades internacionais no tema “comportamento do consumidor” e autor do livro Predictably Irrational — que pode ser traduzido como Previsivelmente Irracionais — mostrou como os consumidores costumam tomar decisões baseados em intuições e não análise de dados e fatos que assegurem o sucesso da escolha.

 

Em função dessa característica, Ariely constatou que as decisões de compra, e mesmo as soluções corporativas, costumam ser tomadas com base em impressões ilusórias, ou irracionais. Em sua explanação, deixou claro que as decisões ilusórias acabam sendo uma grande oportunidade para aumentar vendas, mas também pode dificultá-las quando a estratégia de vendas tem alto grau de complexidade.

 

Um dos aspectos mais importantes na decisão de compras, segundo Ariely, é a referência — geralmente a primeira experiência de compra. “É com base nela que o consumidor tomará suas próximas decisões. Se eu estou com muita vontade de tomar um café, disponho de pouco tempo e estou perto de uma Starbucks, paro e compro um café por $ 2,50. Se acontecer algo semelhante em outra oportunidade, mesmo que me reste bastante tempo, se a primeira experiência foi agradável, procurarei a Starbucks novamente. Nem me darei conta de que posso tomar café por $ 0,50 em outros cafés. O preço de referência passará a ser $ 2,50”, afirmou Ariely.

 

Outra característica de comportamento em tomada de decisões comum à maioria das pessoas, de acordo com Ariely é a visão de curto prazo. Segundo ele, o consumidor prefere o que lhe recompensa no presente instante ao que lhe recompensará no futuro. Assim, estratégias promocionais visando premiações aos consumidores tendem a ser mais atrativas quando recompensam o consumidor no curto prazo.

 

A cobertura completa da palestra de Ariely, com mais exemplos e características de tomadas de decisões, você lerá em SuperHiper de novembro.

 

 

 

Dan

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/12/2025 08:50 - Abrasmercado: queda de preços perde intensidade em novembro, apesar de novo recuo da cesta (0,05%)
18/12/2025 11:23 - Consumo das famílias mantém ritmo e cresce 4,97% na comparação anual, aponta ABRAS
10/12/2025 11:41 - ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York
27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS
17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país

Veja mais >>>