Notícias ABRAS
23/09/2009 19:44 - Decisão de compra é tema da quarta palestra da Convenção Abras
Por Wagner Hilário
A última palestra do segundo dia de Convenção Abras, intitulada Comportamento do Novo Consumidor, também poderia chamar-se Como Nascem as Decisões de Compra. O professor universitário de economia, Dan Ariely, uma das maiores autoridades internacionais no tema “comportamento do consumidor” e autor do livro Predictably Irrational — que pode ser traduzido como Previsivelmente Irracionais — mostrou como os consumidores costumam tomar decisões baseados em intuições e não análise de dados e fatos que assegurem o sucesso da escolha.
Em função dessa característica, Ariely constatou que as decisões de compra, e mesmo as soluções corporativas, costumam ser tomadas com base em impressões ilusórias, ou irracionais. Em sua explanação, deixou claro que as decisões ilusórias acabam sendo uma grande oportunidade para aumentar vendas, mas também pode dificultá-las quando a estratégia de vendas tem alto grau de complexidade.
Um dos aspectos mais importantes na decisão de compras, segundo Ariely, é a referência — geralmente a primeira experiência de compra. “É com base nela que o consumidor tomará suas próximas decisões. Se eu estou com muita vontade de tomar um café, disponho de pouco tempo e estou perto de uma Starbucks, paro e compro um café por $ 2,50. Se acontecer algo semelhante em outra oportunidade, mesmo que me reste bastante tempo, se a primeira experiência foi agradável, procurarei a Starbucks novamente. Nem me darei conta de que posso tomar café por $ 0,50 em outros cafés. O preço de referência passará a ser $ 2,50”, afirmou Ariely.
Outra característica de comportamento em tomada de decisões comum à maioria das pessoas, de acordo com Ariely é a visão de curto prazo. Segundo ele, o consumidor prefere o que lhe recompensa no presente instante ao que lhe recompensará no futuro. Assim, estratégias promocionais visando premiações aos consumidores tendem a ser mais atrativas quando recompensam o consumidor no curto prazo.
A cobertura completa da palestra de Ariely, com mais exemplos e características de tomadas de decisões, você lerá em SuperHiper de novembro.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo