Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/09/2009 18:05 - Globalização: verdades e mitos

Por Roberto Carlessi

O catedrático da Universidade Harvard, Pankaj Ghemawat, apresentou hoje, 23 de outubro, na 43ª Convenção da Abras, um panorama da globalização no contexto mundial de varejo.

“Existe a tendência de o pequeno varejista superestimar a participação das grandes redes de varejo no mercado global com base em valores pessoais que podem levar as empresas a cometerem erros estratégicos sistemáticos”, explicou o professor.

O que aconteceu nos últimos anos é que houve importantes mudanças nas estratégias dos pequenos e médios varejistas, provocadas pelo medo da concorrência com as redes globalizadas ou pela percepção de oportunidades que criam diferenciais competitivos mais adequados à realidade de cada mercado.  

“Na Índia, por exemplo, há muita dificuldade para a entrada das grandes redes, pela forte regulamentação do setor varejista, que protege as empresas locais, basicamente familiares e de pequeno porte. Em contrapartida, o nível de profissionalização do setor ainda é muito baixo”, complementou Ghemawat.

Na verdade, cada mercado tem características peculiares que não podem e não devem ser tratadas como globalizadas pelos grandes players mundiais, sob pena de não atingirem níveis de eficiência condizentes com as expectativas de retorno sobre o capital investido.

O primeiro cuidado que o varejista precisa tomar para competir com as grandes redes é avaliar suas margens e pontuar ações mais difíceis de serem implementadas por elas, como, por exemplo, atendimento personalizado, mix com muito foco e profissionalização de seu quadro de colaboradores.

“O pequeno varejista precisa ter muito claro o conceito de que o mundo não está globalizado, mas regionalizado”, complementou o professor, e, ao pensar dessa forma, começa a enxergar oportunidades que podem se transformar em importantes diferenciais de atendimento e de fidelização que transmitem conceitos de valor para os consumidores.

 

 

 

Geral Palestrante
Com  auditório lotado, o professor Pankaj Ghemawat falou sobre Globalização dos supermercados

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>