Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/09/2009 18:05 - Globalização: verdades e mitos

Por Roberto Carlessi

O catedrático da Universidade Harvard, Pankaj Ghemawat, apresentou hoje, 23 de outubro, na 43ª Convenção da Abras, um panorama da globalização no contexto mundial de varejo.

“Existe a tendência de o pequeno varejista superestimar a participação das grandes redes de varejo no mercado global com base em valores pessoais que podem levar as empresas a cometerem erros estratégicos sistemáticos”, explicou o professor.

O que aconteceu nos últimos anos é que houve importantes mudanças nas estratégias dos pequenos e médios varejistas, provocadas pelo medo da concorrência com as redes globalizadas ou pela percepção de oportunidades que criam diferenciais competitivos mais adequados à realidade de cada mercado.  

“Na Índia, por exemplo, há muita dificuldade para a entrada das grandes redes, pela forte regulamentação do setor varejista, que protege as empresas locais, basicamente familiares e de pequeno porte. Em contrapartida, o nível de profissionalização do setor ainda é muito baixo”, complementou Ghemawat.

Na verdade, cada mercado tem características peculiares que não podem e não devem ser tratadas como globalizadas pelos grandes players mundiais, sob pena de não atingirem níveis de eficiência condizentes com as expectativas de retorno sobre o capital investido.

O primeiro cuidado que o varejista precisa tomar para competir com as grandes redes é avaliar suas margens e pontuar ações mais difíceis de serem implementadas por elas, como, por exemplo, atendimento personalizado, mix com muito foco e profissionalização de seu quadro de colaboradores.

“O pequeno varejista precisa ter muito claro o conceito de que o mundo não está globalizado, mas regionalizado”, complementou o professor, e, ao pensar dessa forma, começa a enxergar oportunidades que podem se transformar em importantes diferenciais de atendimento e de fidelização que transmitem conceitos de valor para os consumidores.

 

 

 

Geral Palestrante
Com  auditório lotado, o professor Pankaj Ghemawat falou sobre Globalização dos supermercados

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>