Notícias ABRAS
23/09/2009 14:49 - Como gerenciar a precificação diante da crise
Por Roberto Carlessi
|
Precificar corretamente é essencial para as empresas sobreviverem diante da fortíssima concorrência do varejo em todo o mundo. Mas, diante da crise, a pergunta mais importante a ser feita é: Quanto tempo essa crise vai durar e qual é a melhor estratégia de precificação para superá-la?
Foi com essa pergunta que o analista sênior da RNG (Retail Net Group), Aaron Chio, iniciou sua palestra sobre Pricing (formação de preços) hoje, 23 de setembro, na 43ª Convenção da Abras, em São Paulo.
A crise econômico-financeira mundial se mostrou menos perversa do que outras crises pelas quais o mundo passou, mas exige dos varejistas e dos agentes de mercado um olhar mais acurado sobre as variações do PIB dos países em todo o mundo. Isso porque houve maior desaceleração da demanda global, aumento do preço das commodities e maior queda do nível de emprego desde o pós-guerra, que elevou preços e afetou o comportamento dos consumidores no mundo todo.
“O crescimento das vendas no varejo geralmente anda bem próximo do crescimento do PIB, e para sobreviver os varejistas precisam ficar muito atentos às mudanças de comportamento de seus clientes, que passaram a poupar mais e gastar menos com produtos supérfluos ou não-essenciais. Agora, as principais redes de varejo mundiais estão fazendo rotação partilhada, com reposicionamento de suas lojas e definição de estratégias de precificação e de inovação”, sintetizou.
No Brasil, acrescentou Chio, existe um mercado potencial formado por 44 milhões de pessoas ainda pouco explorado pelos varejistas, que amplia o espaço para a expansão de lojas de pequeno porte e tem foco em produtos de preços mais baixos.
Outro ponto importante é definir com muita precisão o perfil socioeconômico de cada público-alvo. As maiores redes mundiais agora buscam ganhos partilhados e menores custos de capital, expandem sua capacidade de operação e alavancam seus ativos. Isso significa que nos próximos 10 a 15 anos os tipos de loja serão fundamentalmente diferentes dos que temos hoje.
Agora, para precificar, os varejistas devem ficar atentos aos seguintes princípios:
. Trabalhar com transparência
. Definir estratégias sobre branding/marcas para cada tipo de loja
. Definir preços que façam sentido para o mercado
. Comunicar com clareza as equações de valor

Veja mais >>>
07/08/2025 09:02 - Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS propõe plano anticrise para blindar economia dos efeitos do tarifaço24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta
24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor