Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/09/2009 14:49 - Como gerenciar a precificação diante da crise

Por Roberto Carlessi

Chio

Chio fala sobre as melhores estratégias de precificação

Precificar corretamente é essencial para as empresas sobreviverem diante da fortíssima concorrência do varejo em todo o mundo. Mas, diante da crise, a pergunta mais importante a ser feita é: Quanto tempo essa crise vai durar e qual é a melhor estratégia de precificação para superá-la?

Foi com essa pergunta que o analista sênior da RNG (Retail Net Group), Aaron Chio, iniciou sua palestra sobre Pricing (formação de preços) hoje, 23 de setembro, na 43ª Convenção da Abras, em São Paulo.

A crise econômico-financeira mundial se mostrou menos perversa do que outras crises pelas quais o mundo passou, mas exige dos varejistas e dos agentes de mercado um olhar mais acurado sobre as variações do PIB dos países em todo o mundo.  Isso porque houve maior desaceleração da demanda global, aumento do preço das commodities e maior queda do nível de emprego desde o pós-guerra, que elevou preços e afetou o comportamento dos consumidores no mundo todo. 

“O crescimento das vendas no varejo geralmente anda bem próximo do crescimento do PIB, e para sobreviver os varejistas precisam ficar muito atentos às mudanças de comportamento de seus clientes, que passaram a poupar mais e gastar menos com produtos supérfluos ou não-essenciais. Agora, as principais redes de varejo mundiais estão fazendo rotação partilhada, com reposicionamento de suas lojas e definição de estratégias de precificação e de inovação”, sintetizou.

No Brasil, acrescentou Chio, existe um mercado potencial formado por 44 milhões de pessoas ainda pouco explorado pelos varejistas, que amplia o espaço para a expansão de lojas de pequeno porte e tem foco em produtos de preços mais baixos.

Outro ponto importante é definir com muita precisão o perfil socioeconômico de cada público-alvo. As maiores redes mundiais agora buscam ganhos partilhados e menores custos de capital, expandem sua capacidade de operação e alavancam seus ativos. Isso significa que nos próximos 10 a 15 anos os tipos de loja serão fundamentalmente diferentes dos que temos hoje.

Agora, para precificar, os varejistas devem ficar atentos aos seguintes princípios:

. Trabalhar com transparência

 

. Definir estratégias sobre branding/marcas para cada tipo de loja

. Definir preços que façam sentido para o mercado

. Comunicar com clareza as equações de valor   

 

 


 

                            

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>