Notícias ABRAS
24/06/2009 11:02 - Wal-Mart e 20 fornecedores anunciam pacto sustentável
Por Roberto Carlessi
O presidente do Wal-Mart Brasil, Hector Núñez, anunciou ontem, 23 de junho, em evento realizado no Hotel Hyatt, em São Paulo, pacto pela sustentabilidade e preservação do meio ambiente que tem apoio inicial de 20 fornecedores de supermercados.
Durante o evento, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, lançou a campanha nacional para redução do uso de sacolas plásticas em parceria com o Wal-Mart intitulada “Saco é um saco”.
O especialista mundial em sustentabilidade Andrew Winston, autor do livro “O ouro que vale ouro”; o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, e o presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar, apresentaram palestras com muita informação sobre o tema e o diretor do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado, elogiou a união de fornecedores e grandes redes de varejo, que desenvolvem e ampliam importantes ações sustentáveis para preservar o meio-ambiente em todo o País.
Participaram do evento presidentes de dez multinacionais no Brasil (Nestlé, Unilever, Cargill, Colgate-Palmolive, Sara Lee, Pepsico, Kimberly-Clark, Johnson&Johnson, Diageo e Petit Sable), o presidente da Marfrig o presidente da Brinquedos Estrela, e vice-presidentes e diretores da 3M do Brasil, Procter&Gamble, Coca-Cola Brasil, Bunge Alimentos, AmBev, Grupo JBS, Grupo Bertin e Nat Cereais.
Núñez e os representantes dos 20 fabricantes, que produzem diversas linhas de produtos destinados aos supermercados, assinaram documento em que suas empresas se comprometem a:
. Oferecer produtos de lavanderia no mínimo duas vezes mais concentrados até 2012.
. Oferecer pelo menos um produto orgânico por categoria de alimentos até 2012.
. Reduzir em 70% o conteúdo de fosfato nos detergentes para lavanderia e cozinha até 2013.
. Reduzir o tamanho das embalagens em até 5% até 2013.
. Reduzir o consumo de sacolas plásticas em até 50% até 2013.
. Estimular as vendas de produtos com diferenciais de sustentabilidade.
. Apoiar e estimular o desenvolvimento de produtos de ciclo fechado.
Essas empresas também estão comprometidas com macropactos já formados para preservar o meio ambiente, áreas de produção de madeira, soja e pecuária e para erradicar trabalho escravo.
Núñez declarou que o consumidor global já não permite a ampliação de espaços no mercado para empresas que não pensam em sustentabilidade nem desenvolvem ações inovadoras para preservar o meio ambiente.
“Queremos ser líderes em sustentabilidade no Brasil e estamos cada vez mais empenhados em buscar soluções que contribuam para o futuro do planeta. Sabemos que a união é fundamental para desenvolver e implantar ações de sustentabilidade”, complementou.
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

