Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

12/05/2009 17:16 - Primeiro trimestre registrou aumento de 9% no consumo de bens não-duráveis

Por Roberto Carlessi

 

Diante das turbulências da economia mundial, no primeiro trimestre deste ano as famílias brasileiras reduziram gastos com viagens, lazer e consumo fora do lar, que migraram para o consumo de bens-não duráveis, alimentação e lazer dentro de casa.

 

Dados de pesquisa domiciliar realizada pelo WorldLatinPanel em 11 países, que acompanham semanalmente a evolução do consumo  de 33 mil domicílios na América Latina e 8,2 mil no Brasil (que representam 90% do potencial de consumo residencial no País), mostram que nos três primeiros meses deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado, as famílias brasileiras ampliaram em 9% o volume de compras das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e de produtos de limpeza.

 

A expansão foi maior na Classe DE (9%, equivalente ao mesmo percentual do primeiro trimestre de 2008) seguida pela classe C (8% de expansão) e pela classe AB (6% de expansão). Na análise por cestas, a de produtos para limpeza do lar foi a que mais se expandiu em volume (11%), seguida pela cesta de bebidas (7%) e de alimentos (6%).

 

O estudo também mostra que o gasto médio das famílias para abastecer o lar aumentou 15% nesse período. Considerando esse percentual, os gastos com produtos de higiene pessoal e beleza aumentaram 23%, seguidos por produtos de limpeza (17%), alimentos (15%) e bebidas (9%).

 

As compras para consumo nos domicílios hoje respondem pela maior parte da expansão de gastos das famílias, e o aumento do consumo está sendo puxado pelos 77% dos brasileiros que declararam estar otimistas com os resultados da economia do País. “Em todos os grupos verificamos que há crescimento de vendas em volume, até mesmo entre os pessimistas”, explica a diretora geral da LatinPanel no Brasil, Ana Cláudia Fioratti.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>