Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

12/05/2009 17:16 - Primeiro trimestre registrou aumento de 9% no consumo de bens não-duráveis

Por Roberto Carlessi

 

Diante das turbulências da economia mundial, no primeiro trimestre deste ano as famílias brasileiras reduziram gastos com viagens, lazer e consumo fora do lar, que migraram para o consumo de bens-não duráveis, alimentação e lazer dentro de casa.

 

Dados de pesquisa domiciliar realizada pelo WorldLatinPanel em 11 países, que acompanham semanalmente a evolução do consumo  de 33 mil domicílios na América Latina e 8,2 mil no Brasil (que representam 90% do potencial de consumo residencial no País), mostram que nos três primeiros meses deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado, as famílias brasileiras ampliaram em 9% o volume de compras das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e de produtos de limpeza.

 

A expansão foi maior na Classe DE (9%, equivalente ao mesmo percentual do primeiro trimestre de 2008) seguida pela classe C (8% de expansão) e pela classe AB (6% de expansão). Na análise por cestas, a de produtos para limpeza do lar foi a que mais se expandiu em volume (11%), seguida pela cesta de bebidas (7%) e de alimentos (6%).

 

O estudo também mostra que o gasto médio das famílias para abastecer o lar aumentou 15% nesse período. Considerando esse percentual, os gastos com produtos de higiene pessoal e beleza aumentaram 23%, seguidos por produtos de limpeza (17%), alimentos (15%) e bebidas (9%).

 

As compras para consumo nos domicílios hoje respondem pela maior parte da expansão de gastos das famílias, e o aumento do consumo está sendo puxado pelos 77% dos brasileiros que declararam estar otimistas com os resultados da economia do País. “Em todos os grupos verificamos que há crescimento de vendas em volume, até mesmo entre os pessimistas”, explica a diretora geral da LatinPanel no Brasil, Ana Cláudia Fioratti.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>