Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

09/04/2009 15:41 - Nielsen mostra mudanças do mercado brasileiro em 2009

Por Roberto Carlessi

 

Estudo feito pela Nielsen Brasil mostrou a empresários da indústria e do varejo, em evento realizado no Hotel Hyatt, em São Paulo, as mudanças que a crise econômico-financeira mundial provocaram no mercado brasileiro no terceiro quadrimestre de 2008 e no primeiro bimestre deste ano. De acordo com dados apresentados pelo presidente da Nielsen Brasil, Eduardo Ragasol, as cestas Nielsen dobraram de volume a partir do Plano Real, mas no ano passado registraram o menor crescimento desde 2003.

 

Diante da crise, o preço dos alimentos, principalmente da cesta básica, se mostraram elásticos e racionalizáveis, provocados pela alta das commodities.

Em volume, comparada com 2007, a cesta básica teve queda de 2,2% e a de produtos de mercearia salgada caiu 1,2%.

 

No primeiro bimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, houve desaceleração de crescimento das cestas de produtos perecíveis, de limpeza, mercearia salgada, mercearia doce e higiene pessoal, mas, de acordo com o estudo, este cenário não deverá se repetir ao longo do ano. Isso porque o Brasil agora tem fundamentos econômicos mais sólidos, no comparativo com 2002/2003. Ragasol concluiu sua palestra apresentando as seguintes orientações:

 

. Indústria e varejo precisam saber a elasticidade de suas marcas e conhecer o impacto das estratégias de seus competidores

. A hora é de inovar para ampliar o alcance das diversas categorias de produtos, fortalecendo marcas para movimentar mercados maduros

. Otimizar o portfólio para reduzir riscos

. Adotar diferentes estratégias, sintonizadas com o perfil específico de cada loja

. Adequar o tamanho das embalagens ao tamanho do bolso do consumidor e à relação custo/benefício

. As categorias que não estão consolidadas na cesta de compras do consumidor serão mais impactadas

. Trabalhar o ponto-de-venda com diferenciais para os locais onde o shopper faz sua decisão de compra.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>