Notícias ABRAS
09/04/2009 15:41 - Nielsen mostra mudanças do mercado brasileiro em 2009
Por Roberto Carlessi
Estudo feito pela Nielsen Brasil mostrou a empresários da indústria e do varejo, em evento realizado no Hotel Hyatt, em São Paulo, as mudanças que a crise econômico-financeira mundial provocaram no mercado brasileiro no terceiro quadrimestre de 2008 e no primeiro bimestre deste ano. De acordo com dados apresentados pelo presidente da Nielsen Brasil, Eduardo Ragasol, as cestas Nielsen dobraram de volume a partir do Plano Real, mas no ano passado registraram o menor crescimento desde 2003.
Diante da crise, o preço dos alimentos, principalmente da cesta básica, se mostraram elásticos e racionalizáveis, provocados pela alta das commodities.
Em volume, comparada com 2007, a cesta básica teve queda de 2,2% e a de produtos de mercearia salgada caiu 1,2%.
No primeiro bimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, houve desaceleração de crescimento das cestas de produtos perecíveis, de limpeza, mercearia salgada, mercearia doce e higiene pessoal, mas, de acordo com o estudo, este cenário não deverá se repetir ao longo do ano. Isso porque o Brasil agora tem fundamentos econômicos mais sólidos, no comparativo com 2002/2003. Ragasol concluiu sua palestra apresentando as seguintes orientações:
. Indústria e varejo precisam saber a elasticidade de suas marcas e conhecer o impacto das estratégias de seus competidores
. A hora é de inovar para ampliar o alcance das diversas categorias de produtos, fortalecendo marcas para movimentar mercados maduros
. Otimizar o portfólio para reduzir riscos
. Adotar diferentes estratégias, sintonizadas com o perfil específico de cada loja
. Adequar o tamanho das embalagens ao tamanho do bolso do consumidor e à relação custo/benefício
. As categorias que não estão consolidadas na cesta de compras do consumidor serão mais impactadas
. Trabalhar o ponto-de-venda com diferenciais para os locais onde o shopper faz sua decisão de compra.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo