Notícias ABRAS
27/03/2009 17:52 - Nielsen faz balanço sobre marcas líderes no mercado brasileiro
Por Roberto Carlessi
O diretor de Retail Service da Nielsen Brasil, João Carlos Lazzarini, mostrou em palestra realizada na sede da Abras ontem, 26 de março, durante o Supermeeting Líderes de Vendas, que as marcas líderes de produtos de diversas categorias com preço mais elevado mantiveram sua participação no mercado brasileiro no período de 2004 a 2009.
“Das quase 7 mil marcas que a Nielsen estuda em 200 categorias no Brasil, 2% delas são líderes em todo o País e várias delas têm liderança apenas em mercados regionais. Em 2004, um terço dessas marcas estava posicionado como de preço elevado, percentual que aumentou para 50% em 2008”, explicou Lazzarini.
No final do ano passado, em várias categorias houve desaceleração no consumo de produtos de preço mais elevado. “A queda das vendas em volume em produtos de diversas categorias ocorreu não por causa da crise financeira global, mas pela influência do comportamento dos preços das commodities. Os consumidores que deixam de comprar produtos de maior valor em períodos de crise, voltam a comprá-los quando se sentem mais seguros”, acrescentou Lazzarini.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo