Notícias ABRAS
22/01/2009 14:36 - Posse oficial da diretoria e crise financeira são destaques da 1ª. reunião ordinária em 2009
A Associação Brasileira de Supermercados realizou ontem (21/01) a posse oficial de sua diretoria reeleita para o biênio 2009/2010, que mantém à sua frente o presidente Sussumu Honda. Na ocasião foi realizada a primeira reunião ordinária de diretoria neste ano, que além de tratar dos assuntos internos da entidade e discutir ações para o exercício, teve duas importantes apresentações sobre os desdobramentos da crise mundial financeira e seus efeitos.
Nova diretoria toma posse e assiste às palestras sobre crise e perspectivas 2009
Dallari explica origem e influência da crise financeira no mercado nacional
Fátima faz retrospectiva sobre o comportamento dos consumidores e apresenta estudo sobre a reação das famílias perante a crise
O Consultor de economia da Abras José Milton Dallari abordou os aspectos macroeconômicos da crise. Dallari elucidou aos presentes toda a sua gênese e trajetória, definindo desde o que são os derivativos (ativos financeiros que derivam integral ou parcialmente do valor de outro ativo financeiro ou mercadoria) tão comentados pela imprensa e especialistas quando abordam o assunto até o estouro da crise, passando pelas suas interpretações.
Ele também destacou o impacto dos acontecimentos relacionados à crise para todos os agentes: empresas,instituições financeiras, Banco Central e consumidores no Brasil, dando assim, diversas dicas aos supermercadistas e representantes do setor sobre como agir diante deste novo cenário.
Para complementar, a diretora de Retail & Shopper Insights da LatinPanel Brasil, Fátima Merlin, fez uma abordagem detalhada sobre o “Consumidor diante da crise”. Ela falou sobre o comportamento do consumidor, nos anos de 2005 a 2008, mostrando como foi o gasto das famílias por classe socioeconômica, qual foi o incremento da renda e endividamento no período, aumento de consumo, ascensão de classes D e E e seu impacto, principalmente para o setor supermercadista. Fátima finalizou sua apresentação com um estudo sobre a reação das famílias brasileiras frente à crise e as perspectivas para 2009.
Para os representantes do setor presentes, as explanações elucidaram bastante o cenário da crise e as informações servirão de ferramentas para a definição de suas próximas ações. As abordagens dos dois especialistas e suas dicas estarão relatadas na próxima edição da revista SuperHiper (fevereiro/2009). Aguardem!

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo