Notícias ABRAS
14/10/2008 10:20 - Internacionalização e exportação de comércio e serviços são abordados no Encoserv
Sussumu: “Supermercados têm muito trabalho a desenvolver no País, mas incentivamos o intercâmbio de negócios como parceiros da Apex”
As alternativas viáveis para que as empresas do Brasil estejam presentes em mercados externos foram discutidas no 1º Encontro Nacional de Comércio e Serviço (Encoserv), realizado em São Paulo nesta segunda-feira (13/10).
Dentre os presentes, o diretor da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Apex-Brasil, Mauricio Borges, falou sobre a infra-estrutura oferecida às empresas para realizar negócios no exterior. Borges enfatizou que antes de oferecer produtos e serviços de qualidade é preciso vender a marca Brasil lá fora, para depois vender o setor em que as empresas estão inseridas e a marca da empresa. “Todas as nossas estratégias giram em torno desses pontos.” Outro participante que concordou com a colocação de Borges sobre o assunto foi o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Artur Grynbaum, que mostrou alguns números da atividade no exterior. “Temos 1,2 mil marcas no País. Juntas, elas faturaram US$ 46 bilhões em 2007 e agora devem fechar o ano com 17% a mais. Dessas empresas, 54 marcas brasileiras atuam no exterior em 40 países”, disse.
No entanto, Grynbaum falou sobre algumas necessidades para entrar em outros mercados, como ter informação e capacitação, inteligência comercial, taxas específicas, desburocratização e entender qual a imagem que o Brasil quer ter lá fora. E enfatizou que é preciso algo mais do que ser o país do futebol, carnaval e das commodities.
Os trabalhos da manhã foram finalizados com a participação do presidente da Abras, Sussumu Honda, que apresentou os números do setor no País e disse que os supermercados brasileiros não estão presentes em outras nações porque ainda há muito espaço para trabalhar no Brasil. Sussumu destacou que os trabalhos da Abras voltados à internacionalização estão em promover as empresas fornecedoras lá fora, como ocorreu com a II Rodada Internacional de Negócios, realizada em São Paulo nos últimos dias 23 e 24 de setembro, que reuniram mais de 80 empresas, entre supermercadistas de 15 países e fornecedores nacionais e também supermercadistas nacionais com fornecedores estrangeiros.
“Seguimos nesta linha, tanto que para o próximo ano assinamos um acordo com a Apex para a realização da III Rodada e com novo foco na promoção de equipamentos e tecnologias também”.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo