Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

29/09/2008 11:15 - Acabou-se o tempo dos alimentos baratos


Roehrs fala dos entraves que encarecem os alimentos

 

Por Roberto Carlessi

 

O aumento no preço do petróleo, a crise americana do subprime, que ninguém consegue prever com exatidão aonde vai chegar, e a elevação do preço das commodities são claros sinalizadores para governos, agricultores, indústrias de alimentos e especialistas em abastecimento de que o custo dos alimentos vai subir muito nos próximos anos em todo o mundo, com reflexos negativos mais imediatos para a população de baixa renda.

Somente neste ano, no mercado internacional o preço do trigo já subiu 130%, o da soja, 87%, e o do óleo diesel, 65,6%. Entretanto, o consumidor tende a acreditar que os supermercados são os principais responsáveis pelo aumento no preço dos alimentos. Na realidade, esses aumentos estão diretamente relacionados ao desequilíbrio entre oferta e procura, agravado pela explosão de crescimento da China, utilização de áreas de plantio de milho nos Estados Unidos para produzir etanol, e pelo elevado recall de produtos alimentícios. Nos Estados Unidos, este ano foram perdidos 65milhões de quilos de carne e 25% da merenda escolar, provocados por problemas de segurança alimentar, conforme dados do Departamento de Agricultura (USDA).

 

Dentro desse quadro, um fator é favorável aos supermercados. Pesquisa feita pelo Food Marketing Institute (FMI) mostra que 92% dos consumidores americanos confiam totalmente na qualidade e segurança dos alimentos que compram nesses estabelecimentos (79% declararam confiar totalmente na USDA e 76% na Agência Americana de Produtos Alimentares e Medicamentos-FDA), disse Bernardo Roehrs, diretor regional de projetos especiais do Wal-Mart Centro-América, na palestra Gestão e Estratégias no Varejo, apresentada na 42ª Convenção da Abras dia 25, em São Paulo.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>